Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 07:50
05/08/2020 as 20:50 | Por Redação |
Peninha denuncia possível uso de nitrato de amônio pela empresa Norte Marine, em Miritituba
Esse é o mesmo material que causou explosão no Líbano, causando a morte de 135 pessoas
Fotografo: Reprodução
Vereador pediu que Secretaria Municipal de Meio Ambiente faça uma fiscalização rigorosa na empresa

A grande explosão que aconteceu na terça-feira (04), na região portuária de Beirute, no Líbano, que até o momento causou a morte de 135 pessoas, com mais de 5 mil feridos, deixou o mundo em pânico, pois o local onde aconteceu a explosão armazenava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.

O nitrato de amônio, por si só, é relativamente pouco explosivo – mas tem grande potencial explosivo. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido. A partir de 210°C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290°C, a reação pode tornar-se explosiva. Um incêndio, tubos superaquecidos, fiação defeituosa ou relâmpagos podem ser suficientes para desencadear tal reação em cadeia.

Diante dessa situação, o vereador Peninha, na tarde desta quarta-feira (05), reuniu a imprensa em Itaituba, no Pará, para mostrar sua preocupação com o possível uso de nitrato de amônio pela empresa de fertilizante Norte Marine, em Miritituba. A empresa que já está em um escândalo de grilagem de um imóvel na área urbana de Miritituba, manipula fertilizante agrícola no seu depósito.

Segundo o parlamentar, é possível que a empresa esteja usando o nitrato de amônio no beneficiamento de fertilizante e isto é um perigo para a população de Miritituba, uma vez que os depósitos da empresa estão instalados dentro do centro urbano. “Na área tem escolas e centenas de residências, assim como também a área ocupada pela Norte Marine fica nas proximidades do porto da balsa, onde tem movimento grande de carros, principalmente de tanques de combustíveis”, disse o parlamentar itaitubense.

“Nossa preocupação é para evitar uma possível tragédia, como a explosão que ocorreu terça-feira, dia 04, no Líbano, principalmente pelo nitrato de amônio, que causou a morte de 135 pessoas e o ferimento de mais de 5 mil pessoas. Para evitar, já denunciei para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itaituba, Bruno Rolim, para que faça uma fiscalização rigorosa na empresa, afim de verificar “in loco” se a empresa Norte Marine tem em suas instalações o nitrato de amônio”, finalizou Peninha.

Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil