Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 18:18
06/10/2021 as 16:22 | Por Redação |
Pela primeira vez Esquadrilha da Fumaça faz homenagem ao Círio de Nazaré
Os sobrevoos em Belém acontecem no sábado e no domingo
Fotografo: Reprodução
Chegada das Aeronaves da Esquadrilha da Fumaça para o Círio de Nazaré será na sexta-feira (08)

Nesta sexta-feira (08), as oito aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pousarão em solo paraense e serão recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontecerá no Complexo Ala 9 / Base Aérea de Belém. 

 

Na ocasião da chegada das aeronaves, estarão presentes o Comandante do Comando Aéreo Norte - I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e outras autoridades militares e religiosas. A bênção é uma iniciativa da DFN, em virtude da homenagem que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará durante o Círio 2021. 

 

Programação no Círio – A Esquadrilha da Fumaça está em preparação para os espetáculos aéreos que acontecerão neste final de semana do Círio. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias que ocorrem em apresentações pelo país. 

 

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado (09), a partir das 16h. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a igreja e que poderá ser vista de vários pontos da capital. 

 

Já no domingo (10), a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia. 

 

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR, a ser celebrado no dia 25 deste mês. “Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todo os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros. 

 

Sobre a Esquadrilha da Fumaça – Composta por 14 pilotos altamente treinados e capacitados, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Por mais de 30 anos operou com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e desde 2015 realiza as demonstrações aéreas com o caça A-29 Super Tucano, fabricado pela mesma empresa. Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça é a responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga/SP. 

 

Por: Rosana Pinto/Agência Eko 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil