Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 01:58
31/10/2019 as 10:38 | Por Da Redação |
Pastoral da Saúde é implantada no Hospital Regional de Santarém
A legitimação da Pastoral da Saúde no HRBA vem para fortalecer essa assistência espiritual
Fotografo: Reprodução
HRBA recebeu a visita de Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS)

No ambiente hospitalar, o atendimento à saúde envolve os diversos aspectos físicos, psicológicos e emocionais do paciente. Para muitas pessoas, a fé representa um fator importantíssimo de motivação e crença no tratamento.

“O paciente motivado em seu tratamento acaba seguindo as recomendações médicas integralmente e, dessa forma, aumenta as suas chances de recuperação”, afirma o médico Marcos Fortes, chefe do serviço de oncologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

No mês de outubro, o HRBA institucionalizou a presença da Pastoral da Saúde na unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como objetivo promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Para a institucionalização, o hospital recebeu a visita do coordenador da Pastoral da Saúde da Pró-Saúde, Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo. “Essa ação é necessária porque nós sabemos que o povo de Deus tem a sua fé fortalecida nesse momento de fragilidade. As pessoas sentem a necessidade de receber uma palavra de conforto, uma palavra fraterna, uma visita. Se for católico, receber os sacramentos. Por isso, é importante que o hospital esteja preparado para atender essas demandas. No momento de fragilidade, os pacientes precisam saber que a comunidade de fé ao qual eles pertencem também reza junto com eles pela cura”, afirma Dom Altieri.

Desde o início dos serviços, o hospital recebe visitas de representantes de diversas religiões. A legitimação da Pastoral da Saúde no HRBA vem para fortalecer essa assistência espiritual. “Queremos somar e favorecer a todos os grupos religiosos que professam a mesma fé. Buscamos facilitar o acesso a assistência espiritual pelos pacientes”, reforçou o arcebispo.   

Para o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, a colaboração de assistência proporciona mais qualidade, segurança e humanidade no atendimento aos pacientes. “Buscamos uma assistência completa que perceba o ser humano em todos os seus aspectos. Quando trazemos a Pastoral da Saúde para dentro do hospital estamos reavivando todo o fundamento dos profissionais da saúde. No hospital, temos a assistência física proporcionada pelos nossos profissionais, porém os fatores psicológicos e a espiritualidade têm de estar presentes porque alimenta a esperança e auxilia no tratamento”, comenta.

SOBRE O HRBA

O HRBA é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. A unidade é referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer, é especializada em casos de média e alta complexidades, reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, em 2015, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Em 2018, a unidade foi recertificada pela ONA. Com informações e foto de Karla Lima/HRBA.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil