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Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 11:06
08/09/2021 as 16:20 | Por Redação |
Pará lidera crescimento no consumo nas classes C e D no Brasil, com 57% de aumento
Impulsionado pelo Norte e Nordeste, consumo das classes C e D cresceu 5% no Brasil em julho
Fotografo: Reprodução
Segundo Luciana Godoy, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais

Com 57% de incremento, o Pará apresentou o maior crescimento no País no consumo nas classes C e D, no mês de julho, em relação a junho, entre os 12 estados analisados pela pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigitalfintech do Grupo Santander. O levantamento, realizado mensalmente e com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D, apontou uma elevação média no Brasil de 5% no mesmo período avaliado.  

No Pará, as maiores altas foram nos setores Drogaria e Farmácia (91%), Prestadores de Serviços (72%), Lojas de Artigos Diversos (62%), Serviços (52%), Supermercado (43%), Combustível (38%), Rede Online (31%) e Restaurante (30%). O único setor que apresentou queda foi o de Telecomunicações, de 5% nos gastos. 

Observando o cenário brasileiro em geral, quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente. O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D. 

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. “Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz. 

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo nacional foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%). 

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho. 

Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento. 

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica. 

Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Jul21_Estados.pdf 

Sobre a Superdigital 

Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular. 

Por: Kauê Diniz 

Fonte: Portal Santarém  

 




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