Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 12:44
10/06/2020 as 14:29 | Por Redação |
Padre Odirley Maia informa previsão do retorno das atividades nas igrejas de Santarém
Igreja Católica adiantou que o retorno das missas poderá ocorrer no dia 01 de julho próximo
Fotografo: Reprodução
Religioso revelou que fiéis questionaram os párocos sobre o retorno das atividades

Depois da Prefeitura de Santarém divulgar novas medidas de isolamento e distanciamento social, no início desta semana, a Igreja Católica adiantou que o retorno das missas poderá ocorrer no dia 01 de julho próximo.

Em publicação em uma rede social, o padre Odirley Maia, revelou que alguns fiéis entraram em contato com os párocos questionando o retorno das atividades nas igrejas.

"Em relação ao novo Decreto Municipal, que permite a celebração de cultos e missas, com a presença de um número limitado de fiéis, algumas pessoas estão entrando em contato para perguntar se já iremos retornar imediatamente com a presença do povo. Lembramos a todos que seguimos as orientações da Arquidiocese e de nosso Arcebispo, que juntamente com a Comissão de Governo da Arquidiocese, no qual faço parte, prevê o retorno gradual das celebrações aberta  aos fiéis para o dia 01/07 (quarta-feira), pois percebemos que em nossa cidade ainda vem aumentando os números de infectados e óbitos causados pela Covid 19", explicou o religioso.

Qualquer mudança em relação a esta questão das celebrações, de acordo com padre Odirley, será comunicado as paróquias e a comunidade cristã.

O DECRETO

O governo municipal publicou nesta segunda-feira, 8, o Decreto Municipal 152/2020, que dispõe sobre a aplicação da continuidade e da atualização das medidas de prevenção e de combate à pandemia do novo coronavírus.

O dispositivo legal traz como novidade a permissão para a realização de atividades físicas individuais, respeitando o distanciamento social, em praças e orlas da cidade, sendo obrigatório o uso de máscaras; autorização para a realização de cultos, missas e celebrações de qualquer credo ou religião, observadas algumas regras. Novos horários para estabelecimentos comerciais e novo horário para o toque de recolher, que passa a ser das 21h às 05h do dia seguinte.

CELEBRAÇÕES

A nova medida autoriza a realização de cultos, missas e celebrações de qualquer credo ou religião, observadas as seguintes normas específicas: lotação máxima autorizada será de 30% (trinta por cento) da capacidade do templo ou igreja, desde que não ultrapasse o quantitativo de 100 (cem) pessoas; disponibilização na entrada de produtos para higienização de mãos, preferencialmente álcool em gel 70%; afastamento mínimo de dois metros de uma pessoa para outra, com demarcação específica nas cadeiras dos locais para acomodação dos fiéis; estabelecimento de uma fileira de assentos ocupada e outra desocupada; proibição de acesso ao estabelecimento de idosos com idade superior a sessenta anos, crianças com idade inferior a doze anos e pessoas do grupo de risco; recomendação para que se evite o contato físico entre as pessoas; proibição de entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial.

Também será exigida a medição da temperatura, mediante termômetro infravermelho sem contato, dos frequentadores na entrada do estabelecimento religioso, ficando vedado o acesso daqueles que apresentarem temperatura igual ou superior a 37,3º C; além da adoção de todos os protocolos sanitários estabelecidos na prevenção da covid-19, observando horários alternados nas celebrações presenciais e intervalos entre eles de no mínimo duas horas, de modo que não haja aglomerações internas e nas proximidades dos estabelecimentos religiosos.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil