Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 11:01
19/04/2021 as 18:06 | Por Redação |
Pacientes de outros municípios do HCS falam sobre o tratamento fora do domicílio
O Hospital de Campanha de Santarém HCS já atendeu mais de 30 pacientes de outros municípios
Fotografo: Reprodução
Gilmar Rodrigues Alves, de 48 anos, do município de Placas, recebendo alta

“Perdi meu pai, toda nossa família pegou a doença, sofremos muito, largamos nosso terreno, nossa plantação, casa, animais, mas a vitória veio, estamos indo de volta para casa”, disse a esposa do paciente Gilmar Rodrigues Alves, de 48 anos, do município de Placas. Para esta família, a angústia de precisar receber um tratamento médico fora da cidade em que mora, deu espaço para alegria na boa evolução ao tratamento contra a Covid-19 de Gilmar, marcada com o retorno para casa. O Hospital de Campanha de Santarém HCS já atendeu mais de 30 pacientes de outros municípios, a transferência é autorizada pelo Sistema de Regulação do Estado (SER). 

Gilmar conta que toda sua família contraiu a doença, inclusive o sogro, que foi o primeiro a testar positivo e veio a óbito após seis dias de tratamento no município de Itaituba. ‘Foi um momento muito difícil, eu acompanhei ele na viagem para se tratar, dias depois comecei a sentir uma falta de energia, seguida de cansaço, procurei uma unidade de saúde e vim transferido para cá’, relembrou. 

O paciente recebeu alta médica da Unidade, na última terça-feira, 15 de abril, após 12 dias em tratamento no HCamp, o momento foi de gratidão e reflexão. “ A vinda para Santarém não foi fácil. Eu tive que sair de junto dos meus parentes, do meu ambiente comum para um desconhecido, você fica nervoso, com receios, mas sei que foi um mal necessário. Trabalhei meu psicológico para não pensar muito nisso’, enfatizou Gilmar. 

A recepção pela família na saída 

Os colaboradores de plantão cantaram a música ‘Campeão Vencedor’ da cantora Bruna Barbosa, que já virou hino nas saídas dos pacientes. Célia Alves, esposa de Gilmar, recepcionou o marido no ‘corredor da vida’ - do HCS, acompanhada do filho. ‘‘Vocês são nossos heróis, estão aqui por nós. Mas é importante que as pessoas se cuidem para não precisar passar pelo que passei, apesar de tudo, sou só gratidão’, disse o paciente. 

Outro paciente que compartilhou o sentimento de fazer tratamento fora da cidade foi João Reinaldo Monteiro, de 57 anos. Ele é do município de Oriximiná e está internado há 5 dias na Unidade. ‘Minha vida mudou da noite para o dia, vim às pressas para Santarém, sei que foi necessário, mas senti o impacto da mudança da cidade, veio medo e insegurança. Graças a Deus estou sendo bem tratado’, enfatizou. 

Assim como Gilmar e João, todos os dias o Hospital de Campanha de Santarém recebe pessoas e histórias, que renovam a esperança da equipe multiprofissional a cada alta médica, tendo a certeza que ainda haverá muitos pacientes retornando para os entes queridos. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HCS 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil