Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 03:09
24/07/2020 as 11:56 | Por Redação |
Paciente grave da Covid-19, que fez parto cesárea enquanto estava intubada, recebe alta no HRBA
Débora Aline Pacheco Canto, de 24 anos, natural de Juruti, recebeu alta na quinta-feira (23/7)
Fotografo: Reprodução
Após intervenção da equipe médica, mãe e bebê estão bem. A criança receberá alta nos próximos dias

A paciente Débora Aline Pacheco Canto, de 24 anos, natural de Juruti, recebeu alta na quinta-feira (23/7), após se recuperar do coronavírus no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém. A jovem deu entrada na unidade no dia 7/7, grávida de 38 semanas e em estado grave. Agora, é 140ª paciente grave confirmada para o novo coronavírus (Covid-19) a receber alta no hospital.

Ao chegar, a paciente precisou ser intubada e, já no dia seguinte, a equipe médica optou por fazer parto cesariana, para a salvar a vida da mãe e do bebê. “Após as medidas iniciais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilizamos a paciente e à submetemos a uma cesariana, que foi um sucesso. A equipe multiprofissional da Pró-Saúde com atuação no HRBA, conseguiu reverter o quadro inicial, que era muito grave e de alto risco para a mãe e o bebê”, explica o médico coordenador da UTI Adulto do HRBA, Antônio Carlos Silva.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará, referência para casos graves do novo coronavírus na região oeste do Pará. “O hospital está capacitado para enfrentar situações como essa. Temos uma equipe multiprofissional muito bem treinada para gravidez de alto risco. Isso nos deu tranquilidade e celeridade no processo de decisão, focando em um atendimento humanizado e resolutivo”, ressalta o diretor Técnico, Epifanio Pereira.

Na saída do hospital, Débora foi homenageada pelos profissionais do HRBA, familiares e amigos, com um corredor de aplausos. “É uma sensação inexplicável. Passei tantos dias ruim, eu cheguei a imaginar que não sairia viva. Hoje, acredito que renasci, vencer a Covid-19 é como ter uma nova data de nascimento”, disse Débora emocionada.

Segurando um cartaz que dizia: “Deus ouviu nosso clamor”, a mãe da paciente, Eliene Canto, não conteve as lágrimas e correu para abraçar a filha assim que a viu. “Eu senti o agir de Deus. Minha filha e meu neto são milagres de Deus. Felicidade é pouco perto do que estou sentindo. É gratidão demais”, conta.

O bebê, chamado pela mãe de Maurício, nasceu no dia 8/7, às 15h. Hoje, a criança segue sob cuidados médicos na UTI Neonatal do HRBA, mas apresenta bom quadro clínico e deve receber alta nos próximos dias.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HRBA

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil