Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 19:40
28/02/2020 as 09:30 | Por Da Redação |
Paciente com sintomas de coronavírus dá entrada em hospital de Belém
Para prevenir a doença, o ideal é lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel
Fotografo: Reprodução
Sesma diz que paciente não atende os critérios de caso suspeito de coronavírus

A Unimed Belém informou na noite de quinta-feira, 27, que um paciente buscou atendimento médico na Unidade de Urgência e Emergência da Unimed da Doca na manhã de hoje, apresentando problemas respiratórios, um dos sintomas do coronavírus.

Devido ao alerta em relação ao novo vírus, o hospital informou que o paciente está recebendo o tratamento conforme protocolo estabelecido pela OMS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que foi notificada e fez a investigação epidemiológica, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Após a avaliação, o órgão concluiu que o paciente não atende os critérios de caso suspeito de novo coronavírus. O que a  Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou, explicando por meio de nota que a suspeita não foi incluída no devido boletim epidemiológico.

A Sespa divulgou ainda que o paciente se trata de um homem de 35 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos da América no dia 5, passando pelas cidades de Miami e Nova York, com retorno a Belém no dia 15, e que desde o dia 21, tem apresentado problemas de saúde.

"O paciente está sendo avaliado por um médico infectologista que atua em cooperação com as autoridades sanitárias do estado e município", finaliza a nota.

Dados no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou novo balanço sobre o coronavírus nesta quinta-feira, 27. Segundo a atualização, há um caso confirmado, 132 suspeitos e 60 descartados no Brasil. Os dados não incluem outras 213 notificações em análise pela pasta.

Primeiro caso na América do Sul

O primeiro caso de Covid-19 foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O exame foi enviado para contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos, que confirmou o resultado. Esse paciente esteve na Itália, a trabalho. Quando começou a apresentar sintomas, como tosse, coriza e febre, procurou o hospital, que confirmou a suspeita.

Além dos sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza é preciso observar outros aspectos epidemiológicos, como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou mesmo contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para Covid-19. As áreas consideradas de risco hoje, em que houve confirmação de transmissão de coronavírus, são Itália, Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.

“Quem é o caso suspeito? É a pessoa de qualquer idade que apresente febre, acompanhada por outros sintomas respiratórios que pode ser desde uma coriza nasal ou uma tosse”, disse Sato. Além disso, destacou ela, é observado se essa pessoa viajou recentemente. “[Além de apresentar sintomas, pessoas suspeitas são aquelas] que nos últimos 14 dias tenham vindo, além da China, desse conjunto de países que foi incluído [na lista feita pelo Ministério da Saúde]”.

Para prevenir a doença, o ideal é lavar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool gel. Também é importante proteger o nariz e a boca quando espirrar.

Fonte: Roma News e Agência Brasil

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil