Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 08:38
25/01/2021 as 08:39 | Por Redação |
Oeste do Pará vai ter prioridade na distribuição de 2ª carga de vacina contra covid-19
A região já enfrenta uma segunda onda de contaminação pela doença, devido à proximidade com o estado do Amazonas
Fotografo: Reprodução
Prioridade será para os 10 municípios da Calha Norte, que estão na divisa com o estado do Amazonas

O Pará recebeu na tarde de domingo, 24, a vacina produzida pela Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus. A carga com 49 mil doses dos imunizantes foi recebida no Aeroporto Internacional de Belém. O governador do Estado, Helder Barbalho afirmou que o oeste paraense será prioridade na distribuição dos imunizantes. A região já enfrenta uma segunda onda de contaminação pela doença, devido à proximidade com o estado do Amazonas.
"Nesse momento, estamos recebendo as 49 mil doses de vacina, todas serão encaminhadas ao interior do Estado. Com essa chegada estaremos garantindo a vacinação de 63% de todos os profissionais de saúde do Estado. Vamos priorizar essa carga para as regionais do interior. Vamos priorizar os 10 municípios da Calha Norte, que estão na divisa com o estado do Amazonas. Nessas cidades já se inicia a imunização de pessoas acima de 80 anos, faixa considerada mais suscetível  ao vírus e que podem precisar de serviços médicos como internações e de leitos de UTI", explicou o chefe do executivo.
O lote entregue ao Pará neste domingo é considerado o segundo maior destinado a um estado da região Norte. A quantidade encaminhada aos paraenses só fica atrás das 132,5 mil doses destinadas  ao estado do Amazonas, que ainda vive um momento de crise na saúde pública.
Logística
Com a entrega deste domingo, é a segunda leva de vacinas contra covid-19 que chega ao Pará. A primeira ocorreu último dia 18, quando o estado recebeu 173 mil doses da CoronaVac. A expectativa da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Segup) é continuar com a logística da entrega anterior. 
Plano
O primeiro lote de vacinas foi entregue ao estado do Pará no último dia 18 de janeiro. Na primeira remessa foram enviadas 173 mil e 240 doses, 48,680 mil das quais à população indígena paraense. No primeiro momento, os imunizantes também foram direcionados aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente, conforme previsto no Plano Paraense de Vacinação Contra a Covid-19. 
O plano desenvolvido pela Sespa prevê ainda que a campanha de vacinação ocorrerá, simultaneamente, em todos os 144 municípios do Pará, e os grupos serão cumulativos no decorrer das etapas definidas. 
Fases
1ª Fase: trabalhadores de Saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados. 
2ª Fase: profissionais da Segurança Pública na ativa; idosos de 60 a 79 anos de idade; idosos a partir de 80 anos e povos e comunidades tradicionais quilombolas. 
3ª Fase: pessoas com comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);
4ª Fase: trabalhadores da Educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.
Terceira carga
Durante a chegada da nova remessa de vacinas, Helder afirmou que um terceiro lote do imunizante pode ser enviado ao Pará, ainda esta semana, com doses extras para municípios próximos ao estado do Amazonas, conforme solicitado ao Ministério da Saúde.
"A expectativa que nos foi repassada pelo Ministério da Saúde é que nos próximos dias será iniciada a distribuição de 900 mil doses. O Pará receberá uma parte dessa quantidade, com um detalhe, solicitamos que o Ministério da Saúde possa disponibilizar um fundo para os estados que estão tendo uma maior pressão por vacina ou de percentual de população contaminada. Assim, além do Pará receber a parcela prevista, aguardamos um incremento do fundo de reserva para os estados vizinhos ao Amazonas", disse o governador.
Fonte: Agência Pará




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil