Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 00:40
20/06/2020 as 10:41 | Por Redação |
Nos 359 anos de Santarém seis personalidades receberão a Medalha Padre João Felipe Bettendorf
Aniversário de Santarém será na segunda-feira, dia 22 de junho
Fotografo: Reprodução
Medalhas serão entregues em cerimônia para poucas pessoas, na Casa da Cultura

Santarém faz aniversário na próxima segunda-feira, 22 de junho, e para comemorar os 359 anos da terra tão querida de encantos, a tradicional medalha Padre João Felipe Bettendorf – a mais alta condecoração do município - será entregue a seis personalidades que contribuíram com o desenvolvimento e história da cidade. Em seguida haverá o show ‘Canta Santarém’ com apresentação de artistas regionais. Este ano, o parabéns será dado de uma forma diferente, cada santareno em casa, mas unido virtualmente com os demais.

A medalha Padre João Felipe Bettendorf

A medalha é conferida, anualmente, por ocasião do aniversário de fundação da cidade às pessoas que se destacaram em seus campos de atividades no município ou que, a ele, tenham prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cidade.

"Todos merecem por sua história e contribuição esta homenagem. Destacamos, este ano, os profissionais da saúde, haja vista a atual guerra que travamos contra a pandemia. Nesses 359 anos, Santarém foi construída com ajuda de seus filhos, guerreiros e lutadores como estes homenageados", disse o prefeito Nélio Aguiar.

Em 2020, os agraciados são:

Dr. José Olivar de Azevedo

Natural do Ceará, é atualmente Procurador fiscal de Santarém. É viúvo e pai de três filhos. Possui formação em Direito pela Universidade do Ceará. À frente de uma extensa lista de honrarias recebidas por sua atuação na área jurídica. Autor do livro ‘Da Formação, Suspensão e Extinção do Processo Civil’.

Dr. Erik Jennings 

É formado em medicina pela Universidade Federal do Pará com especialização em neurocirurgia no hospital Santa Marcelina, em São Paulo.  Exerce a profissão desde 1999 com integração em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Natural de Santarém também pilota pequenos aviões que auxiliam nas atividades médicas da região amazônica.

Saulo Jennings

Marc Saulo Jennings Simões é chefe de cozinha. Antes de dedicar-se à cozinha, trabalhou com gestão de pessoas, marketing e vendas em empresas multinacionais. Fez especialização na Escola de Culinária Laurent Suaudeau em São Paulo. Dono e chefe do Restaurante Casa do Saulo e criador da plataforma Cozinha Tapajós. É vencedor do Prêmio Prazeres da Mesa na categoria Melhor Restaurante do Norte do país 2018, 2019 e indicado novamente em 2020. Representou Belém como a cidade Criativa pela ONU em 2017. Assina cardápios em restaurantes renomados.

Dilcineia Jorge Portela

Formada em enfermagem e Pós-graduada em Enfermagem em Cardiologia possui larga carreira na área da saúde em Santarém. Trabalha na coordenação de enfermagem da Unidade Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) e está à frente do fluxo do serviço de atendimento à covid-19.

Pastora Rebecca Hrubik

Formou-se em Teologia e Enfermagem nos Estados Unidos. É casada com o engenheiro elétrico Jeffrey Hrubik, com quem teve 4 filhos e 11 netos. Junto com o esposo é líder nacional e internacional da Missão Paz, responsável por captar recursos e atendimentos médicos à populações vulneráveis. Dedica-se as atividades eclesiásticas na Paz Church – Igreja da Paz e a serviços sociais.

Mariana Margarita Martinez Quiroga

Natural da Argentina mudou-se para o Brasil em 2001. É formada em medicina e especializada em epidemiologia e controle de infecções pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Implementou o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde colaborou com a criação do Serviço de Infectologia. Atualmente, é médica responsável pelo setor.  

No mesmo dia de entrega da medalha será celebrada, às 9h, a Missa Mocoronga na Igreja Nossa Senhora da Conceição, que faz referência à primeira celebração do fundador da cidade, Padre João Felipe Bettendorf. Às 19h, inicia a solenidade de entrega da medalha e após, às 21h, o show ‘Canta Santarém’. Todos serão transmitidos por meio de live da Casa da Cultura.

Valorizando a cultura local, artistas regionais irão comandar a parte musical da cerimônia.

Trazendo o tema ‘Cuidar é construir o futuro’, a Prefeitura traz uma programação pensada para proteger a saúde da população evitando aglomerações nos locais de evento sem deixar que o brilho da festa seja contido. Tudo poderá ser acompanhado através das redes sociais da Prefeitura em tempo real, preservando assim o isolamento social. 

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém                                                                                                                                      

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil