Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 21:01
08/04/2021 as 09:46 | Por Redação |
No Dia Mundial da Saúde, Hospital Galileu comemora a recuperação de 100 pacientes da Covid-19
Na quarta-feira, 7, jovem de 25 anos foi a centésima paciente a receber alta médica no hospital
Fotografo: Reprodução
Ansiosa para rever a filha de 3 anos, a paciente não conteve a emoção

Em um período de tantas incertezas e desafios, celebrar a vida é fundamental para restaurar a esperança de dias melhores. No Dia Mundial da Saúde, lembrado na quarta-feira, 7 de abril, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na capital paraense, comemora o 100° paciente recuperado da Covid-19.  

Internada há 7 dias na unidade, Rosane Dias, de 25 anos, e moradora do distrito de Mosqueiro, recebeu alta médica nesta quarta-feira. “Hoje está sendo um dia incrível. Além de mim, meu esposo também está recebendo alta após se recuperar da Covid em outra unidade. Só agradeço a todos os profissionais que cuidaram de mim nesses dias”, agradeceu.  

O Hospital Galileu, unidade que pertence ao Governo do Pará, é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Referência em casos de trauma, a unidade voltou a atender exclusivamente pacientes com a Covid-19 desde o dia 16 de março.  

Para Thiago Zaché, diretor Hospitalar, “cada paciente recuperado traz esperança para todos nós, principalmente aos nossos profissionais que estão atuando na linha de frente. É a certeza de que o árduo trabalho está sendo recompensado”, pondera o diretor.  

De uma forma humanizada, toda alta é celebrada. Durante a alta médica, os pacientes recuperados recebem o certificado de “Venci a Covid-19”, além de uma homenagem que é tocada na rádio hospitalar da unidade.   

“Tivemos a ideia de criar um áudio com sons de palmas e uma voz dizendo que estamos celebrando mais uma alta. Isso vem motivando, inclusive, os profissionais de saúde”, explica Lidiana Sousa, Supervisora de humanização da unidade.  

De acordo com dados atuais da Secretaria de Saúde Pública (SESPA), mais de 400 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 apenas no Pará. Número expressivo e que demonstra a dedicação de milhares de profissionais de saúde envolvidos.   

Dia Mundial da Saúde  

A data foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.  

“Celebrar a alta de número cem no Dia Mundial da Saúde é a prova de que, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, estamos conseguindo reestabelecer a saúde desses pacientes, que tanto precisam do nosso apoio”, disse Paula Cardeal, enfermeira do HPEG.   

Gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), a unidade conta com 90 leitos clínicos e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19.  

Atualmente, a unidade conta com mais de 250 profissionais atuando na assistência direta aos pacientes, entre médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/Hospital Galileu 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil