Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:14
17/01/2021 as 09:53 | Por Redação |
Nélio Aguiar: "Produção da usina de oxigênio do HMS atende toda a demanda da Unidade"
Usina do HMS tem a capacidade de produzir 30 m³ de oxigênio por hora
Fotografo: Reprodução
Prefeito de Santarém realizou visita, no sábado, 16, na usina de oxigênio do HMS

Na manhã de sábado, 16 de janeiro, uma equipe técnica do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo apresentou ao prefeito Nélio Aguiar, à secretária de saúde Marcela Tolentino, e outras autoridades, como está o funcionamento da usina de oxigênio da Unidade. Na ocasião, o Prefeito verificou como é realizada a distribuição dos gases medicinais para o Hospital e a qual é a capacidade de produção.
A usina do HMS tem a capacidade de produzir 30 m³ de oxigênio por hora, fornecendo suporte ventilatório aos pacientes internados. Ela está distribuindo através da rede de oxigênio existente de acordo com a necessidade do paciente. "A usina permitiu ao Hospital uma autossuficiência. Hoje a gente conversou com a equipe técnica que nos deu a segurança e a garantia que a produção é suficiente para atender toda a demanda da Unidade”, disse Nélio Aguiar.
A secretária de saúde reforçou sobre a eficiência do abastecimento que é feito para os setores do HMS que precisam de oxigenoterapia.
"Ela vem suprindo a demanda e estamos tomando as medidas cabíveis para garantir que não haja o desabastecimento na UPA", enfatizou.
Na oportunidade, estiveram presentes também os vereadores Ronan Liberal, Gerlande de Castro, Juscelino Kubitschek, Ângelo Tapajós, Murilo Tolentino e a vereadora Alba Leal. Além dos secretários Emir Aguiar e Alaércio Cardoso, de governo e turismo, respectivamente.
Funcionamento da usina
A usina atua com sistema duplo, tanto de produção quanto de armazenamento. Ou seja, caso haja algum problema, uma das partes sustentará a produção total, sem perda na geração de gases medicinais para o Hospital. A produção nominal permite que a filtragem do oxigênio seja contínua.
O técnico da engenharia clínica da empresa Orbis, que atua no HMS, Heleson Guimarães, explica que o equipamento comprime o ar atmosférico, filtra esse ar, eixando basicamente nitrogênio e oxigênio. “Após essa compressão, passa por um processo físico e químico de separação desses gases. Dessa forma, o oxigênio é armazenado e distribuído na rede, não necessitando de cilindros ou de tanque”, finalizou ele.
Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/MS e UPA




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil