Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 14:28
11/08/2021 as 12:56 | Por Redação |
Município de Rurópolis participa do Programa Titula Brasil
Evento aconteceu de 3 a 5 de agosto, em Santarém (PA), organizado pela regional do INCRA no Oeste do Pará
Fotografo: Reprodução
Representantes de Rurópolis, Jeckson Cervinski e Eder Baségio, com Elias Santos

Servidores que vão compor os Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF) de 21 cidades da região do Oeste do Pará participaram de oficina do Programa Titula Brasil, dentre eles os representantes de Rurópolis, Éder Baségio e Jeckson Cervinski, que estão coordenando a implantação do Núcleo neste município. O coordenador Éder Baségio, disse que a capacitação foi importante e necessária, para que todos se aprofundassem mais, no objetivo e metas emanadas pelo Programa. Jeckson Cervinski disse que a capacitação atingiu seu objetivo e que com certeza, todos se sentem mais seguros, após as orientações e esclarecimentos recebidos. 

O evento aconteceu, de 3 a 5 de agosto, em Santarém (PA), organizado pela regional do INCRA no Oeste do Pará com a presença de representantes da Sede. Os servidores municipais esclareceram dúvidas sobre o programa e usaram as soluções eletrônicas utilizadas nos trabalhos de regularização de parcelas em assentamentos e de posses em áreas públicas federais. O número de participantes foi restrito a dois por município, a fim de manter o distanciamento e o isolamento necessário para evitar contaminações por covid-19. 

A oficina abordou os procedimentos e as rotinas da parceria entre o INCRA e os municípios no Programa Titula Brasil. Foi realizado o repasse de orientações gerais sobre a titulação, a apresentação do plano de trabalho e o planejamento de atividades, demonstração dos sistemas utilizados e formas de acesso, e treinamento do Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO). 

O primeiro dia da programação foi para a exposição do Programa Titula Brasil: fluxo de procedimentos, balanço das adesões no estado, acesso aos sistemas, curso da ENAGRO, atuação dos coordenadores do NMRF e do INCRA, orientações sobre o SIGEF Titulação e os aplicativos Titula Brasil e SNSO. No segundo dia, os participantes visitaram e realizaram vistoria em duas posses em glebas públicas federais e em dois assentamentos do INCRA na região. Já o terceiro dia foi reservado para esclarecer dúvidas sobre o programa, estudo de casos e outros assuntos relacionados. 

Dos 29 municípios da região Oeste do Pará, 22 já aderiram ao Programa Titula Brasil e na oficina participaram representantes de 21 deles, que são: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu. 

Equipe do INCRA/Santarém 

Além dos representantes das prefeituras paraenses, participaram também o coordenador-Geral de Regularização Fundiária da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF/MAPA), Alex Santos Lustosa de Aragão, o diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do INCRA, Giuseppe Serra Seca Vieira, a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Titula Brasil, Thaís Silva Nogueira, o coordenador do Programa Titula Brasil na Regional, Bruno Afonso Bezerra Lima, e o superintendente regional, Francisco de Sousa 

Fonte: Portal Santarém e Sem Polêmica 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil