Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 20:52
11/11/2020 as 11:00 | Por Redação |
Município de Rurópolis é contemplado com kits de teste de Covid-19 doados pela Ufopa
Entrega de kits de testes de Covid-19 reforça controle da doença também em Itaituba e Trairão
Fotografo: Reprodução
Equipe da Secretaria de Saúde de Rurópolis recebendp kits de testes RT-PCR

Uma comitiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), formada pelo reitor Hugo Alex Diniz e pelo pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, efetuou a entrega de kits de testes de Covid-19 em três municípios da região da Transamazônica: Rurópolis, Itaituba e Trairão. A entrega ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro, durante viagem com destino a Itaituba para inauguração da sede do campus da Ufopa naquela cidade.
No total foram distribuídos 600 kits do tipo RT-PCR: 150 em Rurópolis, 150 em Trairão e 300 em Itaituba, oriundos do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol). O reitor Hugo Alex Diniz ressaltou a parceria com as secretarias municipais de saúde. “Fizemos entregas em Rurópolis e aqui em Itaituba e Trairão desses kits de coleta, fortalecendo essa parceria com as secretarias de Saúde e já pensando no futuro desse laboratório, a partir de 2021 em diante, buscando parcerias para que nós continuemos com esse serviço e possamos, inclusive, expandir para análise de outras doenças”.
“Uma atitude louvável da Ufopa” – foi assim que o secretário de Saúde de Itaituba, Adriano Coutinho, definiu a ação da Ufopa com a entrega dos kits. “Não esperávamos isso numa viagem para inaugurar um prédio (a comitiva da Ufopa estava em Itaituba para inauguração da sede do Campus). Esses kits do tipo RT-PCR, que são padrão-ouro, vieram em boa hora, pois temos dificuldades para adquiri-los. Essa parceria da Ufopa vai ajudar e muito no diagnóstico precoce da Covid-19, em Itaituba”, concluiu o secretário.
De acordo com o pró-reitor da Procce, Marcos Prado, a Ufopa já recebeu vários pedidos de parcerias para a realização de pesquisas por projetos aprovados no edital de Programa de Ações Emergenciais (PAEM) da Ufopa. Para o futuro, ele cita a possibilidade de ampliação das atividades do Labimol, “passando a funcionar dentro do espaço da Universidade como um instrumento também de ensino e pesquisas”.
Labimol – Os kits foram disponibilizados pelo Laboratório de Biologia Molecular que funciona nas instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Desde a sua inauguração, em julho, até este mês de novembro, o Labimol já realizou 5.400 testes, só em Santarém foram 3.195 dos quais 24% foram positivos para Covid-19. O Labimol atendeu também a diferentes municípios, entre eles: Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Jacareacanga, Juruti, Itaituba, Óbidos e Oriximiná. “Mas também atendeu a residentes de outras regiões do país, incluindo Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Manaus, Belém”, informou Prado.
Fonte: Portal Santarém e Lenne Santos – Comunicação/Ufopa




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil