Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 17:59
28/07/2020 as 14:06 | Por Redação |
Moradores de comunidades do Baixo Amazonas são atendidos pelo barco Papa Francisco
Desta vez, o barco Papa Francisco ancorou na comunidade de Boa Vista do Cuçari, em Prainha
Fotografo: Reprodução
Foram realizados 243 atendimentos pela equipe médica

Nesta terça-feira (28) moradores de Boa Vista e também de outras comunidades da região, estavam cedinho, sentadas às margens do rio Amazonas aguardando para serem atendidas pela equipe de médicos do barco hospital Papa Francisco, mantido pelo Governo do Estado.

 Como os atendimentos de saúde são sempre mais precários na região, quem se deslocou de casa em busca de atendimento, acabava levando a família inteira.

Como conta a dona Lucinalva Andrade.

"Nós somos de Boa Vista do Cuçari, hoje levantamos às 4h da madrugada, eu, minha mãe, minhas irmãs , trouxemos as crianças, todo mundo se consultar, porque o atendimento por aqui é complicado, tem o posto de saúde, mas como o nome já diz, são serviços básicos, aqui pelo barco a gente consegue fazer outros exames bem mais rápido".

Após a fila e cadastro, os pacientes passam por uma triagem para saber, o tipo de atendimento que precisam receber. Após isso é a vez da consulta com o médico

Um psicólogo também integra a equipe, já que nesse período de pandemia, muitas pessoas acabam sendo afetadas pelo medo e preocupação.

Como explica o Frei Tiago Malta, psicólogo "Nós estamos trabalhando no sentido de orientar na questão emocional do paciente, porque muitas doenças são causadas pelo fator emocional, diversos fatores podem ocasionar isso, como brigas em casa, medos, então vá gente orienta os pacientes nesse sentido emocional." Explicou.

Seu Miguel Filho da comunidade de Igarapé do Cuçari, levou meia hora de rabeta, até aqui e escolheu passar por um clínico geral.

"A vinda desse barco hospital é muito importante pra gente, porque aqui os atendimentos são mais difíceis pra gente, então quando a gente sabe que vem, a gente não perde a oportunidade"

O Dr. Igor Arantes que veio de São Paulo para integrar a equipe conta que pra ele é uma dádiva poder servir a população mais distante.

"Pra gente como médico é um renovo, a gente fica feliz em atender cada paciente, assim como o seu Miguel e todos da região, que procuram o Barco, é nossa obrigação, atender bem, mas é também uma satisfação e nós também somos privilegiados, porque mesmo cansados no fim do dia, nós somos contemplados com um pôr do sol, incrível." Destacou.

Após consulta, o paciente já passa na farmácia do barco, levando a medicação necessária para o tratamento, comigo explica a farmacêutica do barco, Tatiana Cruz.

"Com a receita em mãos, o paciente passa aqui na farmácia do barco, recebe a medicação, e receber também a orientação de como fazer o uso correto dessa medicação em casa".

 Uma das enfermeiras do barco Papa Francisco, irmã Lucineide Maciel, pequena missionária de Maria Imaculada, fala da experiência que o Barco Papa Francisco proporcionou a ela de fazer missões e cuidar do próximo.

"Pra mim foi uma experiência muito válida, a madre pediu para eu vir, e pra mim tá sendo algo único, poder servir com amor, essa região e essas pessoas que tanto necessitam de atendimento".

O coordenador do barco Hospital Papa Francisco, Frei Joel Sousa, fala da alegria em poder servir a população.

"Pra nós é uma alegria, poder, juntamente com o Governo do Estado, realizar os atendimentos, hoje estamos aqui em Igarapé do Cuçari, atendendo toda a região de Boa Vista do Cuçari, e desde cedo estamos aqui, e é um trabalho que sem dúvida nós trás muito a alegria".

NÚMEROS DE ATENDIMENTOS EM CUÇARI-PRAINHA

Foram realizadas 96 consultas, 77 exames laboratoriais, 6 testes rápido de Covid-19, 12 mamografias, 35 Raio-x, 17 ECG. No total, foram 243 atendimentos.

Fonte: Portal Santarém e Ronilma Santos

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil