Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 18:25
01/02/2021 as 08:45 | Por Redação |
Missa marca um ano da Arquidiocese de Santarém e da posse de Dom Irineu Roman
Católicos poderão acompanhar a missa pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural AM 710, TV Encontro 26.1 e youtube e facebook da TV Encontro)
Fotografo: Reprodução
Essa data especial será marcada por uma Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, às 18h

No dia 2 de fevereiro, terça-feira, completa um ano da Arquidiocese de Santarém e de Arcebispado de Dom Irineu Roman, CSJ. Essa data especial será marcada por uma Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, às 18h, presidida pelo arcebispo. Os católicos poderão acompanhar a missa pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural AM 710, TV Encontro 26.1 e youtube e facebook da TV Encontro).
O anúncio
No dia 6 de novembro de 2019, o Papa Francisco anunciou a criação da Província Eclesiástica de Santarém e elevação da Diocese de Santarém à categoria de Arquidiocese, e nomeou como primeiro arcebispo Dom Irineu Roman, CSJ, que até então era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
A instalação da Província, com elevação à categoria de Arquidiocese e posse do primeiro arcebispo, ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2020, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, na época, Dom Giovanni D’Aniello.
Província Eclesiástica
A Província Eclesiástica de Santarém é formada pela Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu, e pertence ao Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Arquidiocese
Atualmente, a Arquidiocese de Santarém é formada por sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém (sede) e tem a extensão territorial de 171.906 Km². Em sua organização pastoral, possui 12 regiões pastorais, 26 paróquias e 18 áreas pastorais e mais 800 comunidades.
Sobre Dom Irineu
Dom Irineu Roman é natural de Vista Alegre do Prata, estado do Rio Grande do Sul. Ele foi ordenado sacerdote da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, em 1º de janeiro de 1990, em sua cidade natal. No dia 8 de janeiro de 2014, foi eleito pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, e ordenado bispo no dia 19 de março de 2014, pela imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, também em Vista Alegre do Prata. No dia 6 de novembro 2019, o Santo Padre o nomeou como o primeiro Arcebispo de Santarém.
Fonte: Portal Santarém e Aritana Aguiar




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil