Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 04:01
10/09/2021 as 12:43 | Por Redação |
Ministério do Turismo, Capitale Energia e Evoluir apresentam o Projeto Mundo da Leitura, em Belém
Mais de 3600 alunos de 05 escolas do município participarão da iniciativa
Fotografo: Reprodução
Iniciativa visa não só estimular o gosto pela literatura, mas contribuir para a formação de cidadãos conscientes

Aventuras, sonhos, aprendizados, fantasia, sentimentos e muita criatividade. Tudo isso e muito mais cabe no colorido e divertido baú que anuncia a chegada do projeto Mundo da Leitura à cidade de Belém (PA). Mais de 3600 alunos de 05 escolas do município participarão da iniciativa, que é desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com apoio da Capitale Energia, Secretaria Municipal de Educação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Além da distribuição de um acervo com 500 livros e materiais pedagógicos para orientar as atividades, ainda são contemplados encontros de acolhimento tecnológico e formação para os educadores, e uma sessão de contação de histórias ao vivo no formato virtual para a criançada.  

“O Mundo da Leitura traz uma metodologia única, elaborada pela Evoluir, que possibilita não apenas fortalecer o hábito da leitura, mas também contribuir para a expansão de competências e habilidades de oralidade e interpretação de textos, na formação de cidadãos conscientes e estimular a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos de crianças e adolescentes”, destaca Junior Ribeiro, coordenador do projeto. “É uma iniciativa que busca igualmente ampliar o conhecimento dos professores e estudantes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre o tema Energia e Meio Ambiente, agregando conteúdo ao acervo das escolas sobre reciclagem, sustentabilidade, qualidade de vida e consumo consciente, referências essenciais para a construção de um futuro melhor”. 

Para Daniel Rossi, sócio-fundador da Capitale Energia, o propósito de trabalhar por um mundo mais sustentável necessariamente  transita pela educação. “Procuramos fazer nossa parte, a partir da ampliação da oferta de energia renovável, mas quem faz a grande diferença nesta  transformação é a apropriação do conhecimento, que contribui para a conscientização do cidadão”, diz ele. 

Nesta edição do projeto em Belém participam as escolas EM Nova Aliança, EM Prof. Ida Oliveira, EM Francisco da Silva Nunes, EM Theodor Badotti e EM Padre Leandro Pinheiro. Cada uma receberá um kit contendo mini baú-estante, tapetinho colorido para montar um cantinho da leitura, 100 livros (50 títulos diferentes com duas unidades cada), plano pedagógico com manual do educador e CD de audiodescrição para deficientes visuais ou com dislexia, que acompanham os livros da editora Evoluir. O encontro de acolhimento tecnológico e a primeira formação com educadores aconteceram em agosto. 

Sobre o Mundo da Leitura  

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são doados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. 

Sobre a Capitale Energia 

Fundada em 2010, a Capitale Energia foi idealizada para disponibilizar às empresas de diversos setores da economia a possibilidade de negociar energia elétrica em um ambiente livre. A empresa investe em um atendimento personalizado e se destaca por seus diferenciais: agilidade, criatividade, experiência e credibilidade. Desde 2014, implementou um largo projeto social em prol de nobres causas. Baseada em leis federais vigentes, destina recursos consideráveis em projetos dignos, aprovados pelos Ministérios do Governo Federal, e amplamente fiscalizados. Saiba mais em www.capitaleenergia.com.br/ 

Sobre a Evoluir 

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada. 

Saiba mais: www.evoluir.com.br 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil