Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 00:33
09/12/2021 as 10:58 | Por Redação |
Ministério da Saúde autoriza vacinação com a Pfizer/Comirnaty em ambientes não refrigerados
Vai acelerar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos
Fotografo: Reprodução
Com a liberação, em Santarém, a campanha de vacinação será expandida

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), enviou Nota Informativa Nº 282/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS aos municípios, autorizando e orientando que a vacina Pfizer/Comirnaty pode ser administrada em locais abertos, ou seja não refrigerados. A manipulação é segura, não prejudica os efeitos do imunizante e vai acelerar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, que só podem ser imunizados com a Pfizer/Comirnaty. 

 

“Ante o exposto e considerando que a vacina Comirnaty da Pfizer é, atualmente, a única vacina indicada para vacinação de adolescentes acima de 12 anos de idade no Brasil, avaliada pela ANVISA a partir dos estudos desenvolvidos pelo laboratório, indicando segurança e eficácia da vacina para este grupo, orienta-se a utilização ampla da vacina nas unidades de saúde e pontos de vacinação estabelecidos em ações extra muros”, diz a nota. 

 

Com a liberação, em Santarém, a campanha de vacinação será expandida e os profissionais da saúde terão mais facilidade para executar a administração das doses. 

 

“Nós estávamos limitados a ambientes refrigerados, o que impedia algumas estratégias de vacinação, como a realização do Drive Thru, por exemplo. Agora, certamente teremos mais dinamismo e a campanha será expandida”, avalia a enfermeira Irlaine Figueira, coordenadora da Atenção Básica, em Santarém. 

 

Diz o documento ainda que a ação de vacinação deverá ter procedimentos validados para preservação da faixa de temperatura (+2°C a +8°C) durante toda a ação; e o tempo de validade máximo após abertura do frasco é de 6 horas, devendo ser rigorosamente conservado entre +2°C e +8°C no período. 

 

“Fica orientado o uso do imunizante em unidades de saúde e estratégias extra muros, desde que sejam preservados os cuidados específicos para manutenção da estabilidade da vacina Pfizer/Comirnaty nas ações logísticas de armazenamento (período máximo 31 dias) e transporte (período máximo de 12 horas) na faixa de temperatura de +2°C à +8°C”, conclui a nota. 

 

Por: Alailson Muniz 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil