Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 03:34
10/01/2021 as 14:42 | Por Redação |
Médico Erik Jennings realiza a primeira neurocirurgia do Hospital Regional de Itaituba
Criança de nome Kaio Gabriel, de 6 meses de idade, deu entrada ao Hospital Municipal de Itaituba (HMI) sofrendo convulsões, após ter caído de uma rede
Fotografo: Reprodução
Cirurgia, tendo à frente o neurocirurgião Erik Jennings, foi realizada com sucesso

Um fato para ficar marcado na historia da medicina do município de Itaituba, no Pará, ocorreu no sábado (10). Foi realizada a primeira neurocirurgia no Hospital Regional do Tapajós (HRT) em uma criança de apenas 06 meses de vida, que havia dado entrada no Hospital Municipal de Itaituba (HMI) na última quinta-feira (07). A criança de nome Kaio Gabriel, de 6 meses de idade, filho de Cleison Moreira e Nádia Prata, deu entrada ao Hospital Municipal de Itaituba (HMI) sofrendo convulsões, após ter caído de uma rede.
A partir daí, começou a luta da equipe de saúde hospitalar, a fim de transferir a criança para um centro especializado. Deu-se entrada no TFD para o encaminhamento da criança para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, mas nada de surgir leitos.
“Eu recebi um telefonema do Secretário de Saúde, Iamax Prado, que disse que tinha dado entrada no Hospital Municipal, uma criança de 6 meses de idade […]. A criança caiu de uma rede e começou a luta dos profissionais da saúde do hospital para salvar essa criança. Ela criou uma lesão na cabeça (um coágulo) e foi preparado um TFD para encaminhá-a para o Regional de Santarém. Não tinha vaga no HRBA […]”, destacou, em áudio no whatsApp, o Prefeito de Itaituba Valmir Climaco.
Preocupada, a família comunicou a situação ao prefeito Valmir Climaco e para o Secretário de Saúde e pediu que eles agissem no sentido de conseguir leito para a criança. Diante do que lhe foi repassado, o Prefeito entrou em contato com o Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, que se dispôs a ajudar. Com isso, tiveram a ideia de encaminhar o neurocirurgião Erik Jennings para avaliar o estado em que se encontrava o bebê.
“[…] quero, aqui, agradecer ao meu amigo particular Henderson Pinto, ao governador do estado Helder Barbalho. Pois, a gente lutou por essa criança. Desde o dia 07, recebo muitas ligações (10 ligações por dia), e a gente tentando salvar essa criança. Aí, não tinha vaga no Hospital Regional de Santarém, fiquei sabendo que tinha uma vaga em Altamira. Imediatamente, mandei abastecer o avião para levar a criança para lá, mas os médicos aconselharam que um voo grande como esse não tinha as mínimas condições dessa criança, vamos dizer, aguentar a viagem […]", disse Climaco.
Dr. Erick teve a ideia de operar o bebê no Hospital Regional do Tapajós (HRT), porém, na unidade hospitalar não havia anestesista. Perante a necessidade, o Prefeito imediatamente ordenou que fossem buscar, de avião, em Santarém, um anestesista.
“[…] chegou a Itaituba o Dr. Erick Jennings, um dos maiores cirurgiões de Santarém. Ele veio visitar o HRT, vamos dizer, para, quem sabe, no futuro visitar Itaituba. E o secretário Iamax e o Henderson comunicaram o caso dessa criança. Imediatamente, o Dr. Erick (quero agradecer a ele, não o conheço, mas sei que é um grande profissional) […], disse que, se tivesse um anestesista, faria a cirurgia da criança no Hospital Regional. Ele arranjou o anestesista em Santarém. Rápido, nós abastecemos o avião e encaminhamos para Santarém para pegar o médico anestesista […]”, pontuou o Prefeito.
Após a chegada do profissional, foi dado início ao procedimento cirúrgico, no sábado, dia 10. Desse modo, é realizada a primeira cirurgia neurológica do Hospital do Tapajós.
“[…] neste momento, já está acontecendo a cirurgia nessa situação do Hospital Regional de Itaituba. A criança está sendo operada agora nesse momento. Vamos rezar, vamos orar… Foi uma luta tanto do hospital municipal (quero agradecer a todos os profissionais), como do Henderson Pinto, do secretário Iamax e eu, que não podia fazer muita coisa, mas coordenei todo esse projeto; tudo isso que aconteceu aqui foi por telefone. Estou viajando e dei carta branca ao Iamax para fazer o que for possível para salvar essa criança… Estamos na expectativa de que essa criança vai ficar boa… Com fé em Deus e nos profissionais da saúde, vamos salvar essa criança", finalizou Valmir Climaco.
Segundo informações, a cirurgia durou algumas horas e foi realizada com sucesso, pelos profissionais de saúde.
Com informações do Plantão 24horas News




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil