Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 04:29
22/01/2021 as 14:02 | Por Redação |
Macarrão Enrolado: Rombo na Prefeitura de Novo Progresso pode chegar a R$ 50 milhões
Somente de restos a pagar – contas que não foram pagas pelo governo anterior – estão inscritos débitos na casa dos 17 milhões
Fotografo: Reprodução
Ex-prefeito Macarrão deixou dívida milionária para a atual gestão do Município

Pouco mais de 20 dias depois de assumir a prefeitura do município de Novo Progresso, o atual prefeito Gelson Dill se deparou com um rombo milionário nas contas públicas do município, rombo este que pode chegar, na visão dos mais otimistas, e até mesmo ultrapassar, na visão dos mais pessimistas, a casa dos 50 milhões de reais.
Herança Maldita - Somente de restos a pagar – contas que não foram pagas pelo governo anterior –  estão inscritos débitos na casa dos 17 milhões, ademais tem ainda o débito da folha de pagamento que ultrapassa os 18 milhões, esses dois valores já indicam um rombo de mais de 36 milhões de reais de dividas deixadas pelos ex-prefeito Ubiraci Soares, ou seja, uma espécie de “Herança Maldita” deixada para o atual governo pagar.
Saúde – A saúde do município de Novo Progresso encontra-se em situação grave, uma vez que além dos salários atrasados, tem ainda a conta de energia que chega a mais de um ano de atraso de pagamento, o que coloca em risco a vida dos hospitalizados.
Servidores –  O salário dos servidores da Secretaria de Saúde, assim como da administração como um todo, estão atrasados 
Medicamentos - Outro fato que chamou a atenção da administração é a licitação e o pagamento de mais de um milhão de reais de medicamentos para abastecer a saúde do município, porém, o que foi constatado é que as unidades de saúde estão praticamente sem medicamentos. 
Por outro lado, o prefeito Gelson Dill descreve que entrou em contato com a  empresa e esta afirmou que efetuou a entrega dos medicamentos, cujas notas fiscais indicam pagamentos que podem chegar a mais de um milhão de reais e diante deste fato o novo governo está analisando abrir uma sindicância para apurar o real recebimento dos medicamentos e a sua destinação ou se os recursos foram desviados para bolsos corruptos.
Novo Progresso no “SPC”  – Além das milionárias dívidas deixadas pelo ex-prefeito Macarrão, o atual prefeito encontrou o município com pendências no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, ou simplesmente, CAUC, ou seja, o “SPC” das prefeituras.
Enquanto as pessoas físicas e jurídicas tem o SPC como forma de restringir seus acessos a linhas de créditos, as prefeituras no CAUC, o órgão que se equivale para os entes públicos, se tiverem pendências neste serviço, ficam impossibilitadas de receber transferências voluntárias, ou seja, é como se o CAUC fosse o SPC das prefeituras.
Nas ações de levantamento preliminar foram detectadas pendências do município de Novo Progresso no CAUC, o que inviabiliza o município de receber verbas voluntárias dos governos estadual e federal, além de impossibilitar o repasse de emendas parlamentares e recursos para o município de Novo Progresso.
As informações desta reportagem foram apuradas no vídeo divulgado pelo prefeito Gelson Dill em sua página pessoal no Facebook e confirmadas por fontes dentro da prefeitura, que não quiseram que seus nomes fossem revelados, porém, nos adiantaram que muitas coisas ainda irão aparecer e os moradores de Novo Progresso irão se surpreender com o volume gigantesco dos milhões que foram desviados dos cofres do município.
Em breve estaremos divulgando reportagem sobre os valores pagos a título de aluguel de máquinas e compras de insumos, além de verbas destinadas ao combate à epidemia da COVID19, que indicam supostas fraudes e enriquecimento ilícitos, onde o cofre do município de Novo Progresso serviu para enriquecer corruptos e corruptores.
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil