Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 20:09
23/05/2020 as 13:03 | Por Redação |
Lockdown e Coronavírus transformam Santarém em 'Cidade Deserta'
Com mais de 300 mil habitantes, Santarém se destaca na área econômica, turística, cultural e esportiva
Fotografo: Portal Santarém
Na área central, neste sábado (23), pela manhã, comércio fechado e ruas sem ninguém circulando

Ruas e praças desertas, lojas, restaurantes, bares e lanchonetes fechadas. Este é o cenário de Santarém, no oeste do Pará, dois meses depois do registro da primeira morte por coronavírus (Covid-19), no Município.

Santarém se destaca no segmento econômico, turístico, cultural e esportivo da região, por ser a terceira cidade mais populosa do Pará, com mais de 300 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porém, quem caminha em praças e ruas de bairros da área central da cidade, constata um ambiente fora do normal e sem a presença humana.

Por conta do 'lockdown' decretado pela Prefeitura de Santarém e o governo do Pará desde a última terça-feira, 19, na manhã deste sábado (23), apenas viaturas da Polícia Militar e demais órgãos de segurança, são vistas nas ruas do centro da cidade.

Em praças como a Monsenhor José Gregório e o Belo Centro, onde antes milhares de pessoas frequentavam esses locais. Hoje, os logradouros públicos se encontram desertos.

PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS

No dia 1º de abril, quando foi anunciada a confirmação da morte de uma idosa de 87 anos, diagnosticada com Covid-19, na vila de Alter do Chão, tanto a prefeitura de Santarém quanto o governo do Pará deram entrevistas coletivas ratificando a conclusão laboratorial. Posteriormente, a Sespa chegou a publicar, em seu perfil oficial no twitter, documentos e laudos emitidos pelo Instituto Hermes Pardini, em Belo Horizonte, responsável pelos testes e pelo diagnóstico final.

A morte da idosa ocorreu no dia 19 de março. Ela é também foi a primeira pessoa a morrer no Estado com resultado positivo do exame para a doença.

Desde a morte da idosa, medidas de isolamento e distanciamento social foram adotadas tanto pela Prefeitura de Santarém quanto pelo governo do Pará, culminando no 'lockdown', decretado no início desta semana. O decreto valerá até este domingo, 24.

LOCKDOWN

De acordo com a Prefeitura de Santarém, neste período, o comércio não pode atender presencialmente, ficando obrigatório o uso de máscaras pelas pessoas, bem como as entradas da cidade estão restringidas, onde também está havendo rígido toque de recolher.

A medida é a primeira deste tipo no oeste do Pará. Segundo o prefeito, Nélio Aguiar, a ação é preventiva ao novo coronavírus e foi tomada pela gestão pública com intuito de diminuir o avanço da doença, no Município, com a proibição da circulação das pessoas.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil