Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 06:41
15/09/2021 as 10:00 | Por Redação |
Lideranças das Florestas Nacionais do Tapajós, Trairão e Itaituba I recebem capacitação
Todas as medidas de segurança contra o contágio pela Covid-19 foram adotadas
Fotografo: Reprodução
Conhecimentos irão favorecer a gestão das entidades e contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo de cadeias produtivas sustentáveis.

Entre 11 e 28 de agosto, 151 lideranças de 36 organizações sociais da Floresta Nacional Tapajós e entorno das Florestas Nacionais Trairão e Itaituba I, participaram de oficinas sobre Cooperativismo e Associativismo. A iniciativa realizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com recursos do Fundo Amazônia – BNDES e parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) integra as ações de Fortalecimento Organizacional do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente. Todas as medidas de segurança contra o contágio pela Covid-19 foram adotadas.  

As capacitações tiveram como objetivo contribuir com o fortalecimento das organizações comunitárias fortalecendo a eficiência das gestões e engajamento efetivo dos membros. Para tanto, foram abordadas temáticas sobre práticas de planejamento, gestão e execução de ações gerenciais, produtivas e de governança.  

Entre os beneficiários das oficinas está Ana Antunes, tesoureira da Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar do município de Trairão. “Eu participei da oficina de práticas organizacionais e de elaboração de planos de desenvolvimento. Só tenho a agradecer essa oportunidade. Foi uma capacitação cheia de conhecimento e os palestrantes tiraram nossas dúvidas. A oficina é bem-vinda para nossa região”. 

Mais do que treinar lideranças, as oficinas também ajudam a fomentar o empreendedorismo local em cadeias produtivas e negócios sustentáveis. Em setembro novas lideranças de organizações comunitárias, grupos de mulheres e indígenas participarão do próximo módulo de capacitação, como explica a Pesquisadora e Coordenadora Regional do IPAM, Alcilene Cardoso “A capacitação de lideranças é sempre um elemento de transformação principalmente no fortalecimento organizacional. Essa capacitação além de trazer o empoderamento dos participantes em defesa do território, também abre um grande espaço para o empoderamento produtivo dessas comunidades, garantindo uma rede de formadores que vão formar outras lideranças. Tivemos muitos jovens e mulheres nas capacitações e isso é um marco para o trabalho de protagonismo nesses territórios”. 

Lilian Vendrameto, Diretora de Paisagens Sustentáveis da Conservação Internacional, destaca que essas oficinas são o início de uma série de atividades no âmbito do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente que visam empoderar e fortalecer as organizações locais e, consequentemente, seus negócios florestais sustentáveis, contribuindo para a inclusão, geração de renda e manutenção da floresta em pé. 

O Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente recebe apoio do Fundo Amazônia/ BNDES e tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da produção sustentável florestal de base comunitária nas Florestas Nacionais do Tapajós, Trairão e Itaituba I. 

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil) 

A Conservação Internacional usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Fundada em 1990 no Brasil, a Conservação Internacional trabalha em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Mais informações: www.conservacao.org.br 

Por: Dannie  Oliveira 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil