Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 08:00
16/07/2020 as 18:15 | Por Redação |
Lei Municipal transforma Círio da Conceição em Patrimônio Imaterial de Santarém
Em 2020, o Círio ainda não foi confirmado pela Arquidiocese de Santarém
Fotografo: Reprodução
Círio da Conceição, padroeira dos católicos santarenos, é realizado ao final do mês de novembro

Católicos comemoram a Lei de número: 20.972, de 29 de junho de 2020, que transformou o Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Santarém.

O Círio da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, é realizado ao final do mês de novembro de cada ano e leva milhares de fiéis às ruas da 'Pérola do Tapajós'.

Para famílias católicas de Santarém, a Lei veio em bom momento, principalmente por conta de centenas de pessoas terem sido impactadas pela pandemia de Covid-19, nos últimos meses.

"É uma bênção do Senhor. Recebemos essa notícia com muita felicidade. Até porque notícia boa, ajuda as famílias a amenizarem todo esse sofrimento causado por essa pandemia", declarou a devota, Maria Sousa.

Segundo a dona de casa, Conceição Cardoso, as famílias santarenas foram agraciadas com a Lei Municipal, num momento de dificuldades, mas que existe esperança de dias melhores.

"Essa Lei veio para que as famílias comemorem e esqueçam um pouco o trauma dessa pandemia. Deus nos agraciou com essa boa notícia", exclamou.

O CÍRIO

O Círio de Nossa Senhora da Conceição é um evento cultural e de turismo religioso da cidade de Santarém, no Pará, Brasil.

O primeiro círio foi realizado em 28 de novembro de 1919, saindo da Igreja de São Sebastião. Hoje, o círio é realizado no último domingo do mês de novembro, quando no calendário da Igreja Católica se comemora o dia de Cristo Rei.

Durante o percurso da caminhada, são feitas homenagens por cantores regionais, famílias e paróquias. Também se percebe centenas de promesseiros com miniaturas de casas, igrejas, imagens entre outros objetos que indicam a graça alcançada. Durante a romaria, se usa a corda atrelada à berlinda, onde numa outra forma de pagar as promessas, dezenas de pessoas costumam ficar descalças.

DEVOÇÃO

Em Santarém, a devoção a Nossa Senhora da Conceição se traduz em uma série de eventos que movimenta todo o segundo semestre de cada ano, com peregrinação da imagem, missas, carreatas e várias romarias (de barcos, de bicicletas, de motos). Também são promovidas corridas, exposições, desfiles, caminhadas, leilões e vigílias. Somente em 2019, foram quase 30 eventos da 101ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Em 2020, o Círio ainda não foi confirmado pela Arquidiocese de Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil