Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 09:25
15/01/2021 as 16:40 | Por Redação |
Lei Aldir Blanc - Edital de Cultura Popular continua aberto
FIDESA disponibilizou tutoriais, assessoria por telefone e auxílio aos agentes culturais que tenham dúvidas
Fotografo: Reprodução
Secult e a FIDESA decidiram prorrogar o Edital de Cultura Popular até o dia 18 de janeiro

A Secult e a FIDESA decidiram prorrogar o Edital de Cultura Popular até o dia 18 de janeiro - decisão tomada na sexta-feira, 8 - e que foi divulgada ao público na segunda, 11 de janeiro. Em parceira com a FADESP e cooperação de mais de 20 entidades e associações, foi realizado o processo de Busca Ativa da Lei Aldir Blanc. O investimento direto do governo, na ordem de 1,1 milhão de reais, possibilitou a execução desta política pública pioneira no país, garantindo que 220 cadastradores-mediadores visitassem 700 comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, marisqueiras e extrativistas, cadastrando mais de 4 mil e 200 agentes culturais em localidades remotas e sem acesso à internet em todas as regiões do Pará.
Para viabilizar os editais de Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, a entidade parceira (FIDESA) disponibilizou tutoriais, assessoria por telefone e auxílio aos agentes culturais que tenham dúvidas. O período de inscrições nos editais da Lei Aldir Blanc foi reduzido, exatamente para garantir aos fazedores e fazedoras de cultura que o recurso chegasse mais rapidamente aos espaços, coletivos, artistas, mestres, mestras e guardiões da cultura popular. Como os editais foram elaborados e apresentados pelos represetantes dos próprios segmentos culturais, a articulação já vinha sendo feita desde o ano passado.
Todos os editais da Lei Aldir Blanc no Pará - que estão entre os mais simplificados do país porque não exigem certidões negativas, prestação de contas com comprovação de gastos, nem CNPJ - tiveram o prazo de inscrições estendido, sempre que houve manifestação dos artistas e das entidades parceiras na execução do inciso III, previsto na Lei 14.017.
A intenção da Secult e das enormidades parceiras é facilitar, descentralizar e democratizar o acesso aos recursos previstos na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.
Site: fidesaaldirblancpa.com.br
Celular dos editais, para dúvidas: 985004313
Fonte: Portal Santarém e Ascom/Fidesa
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil