Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 10:54
29/01/2020 as 15:25 | Por Da Redação |
Lavanderia do Hospital Municipal de Santarém será inaugurada nesta quinta-feira (30)
Secretária Dayane Lima diz que ação dará melhor qualidade de saúde a todos
Fotografo: Reprodução
Ação aconteceu após TAC feito pelo MP, Prefeitura de Santarém e IPG

Será na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, a inauguração da nova lavanderia do Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Um espaço totalmente revitalizado com novos equipamentos, atendendo as normas da vigilância sanitária no que concerne a serviços de lavanderia hospitalar. Toda modernização só foi possível após a liberação do recurso garantido pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público (MP), Prefeitura Municipal de Santarém e Instituto Panamericano de Gestão (IPG). A prefeitura também entrou com uma contrapartida financeira.


O recurso disponibilizado pelo MP foi usado para reforma do espaço, a aquisição de duas lavadoras, uma que suporta até 100 quilos de rouparia e outra com capacidade de 50 quilos; duas centrífugas, uma de 20 quilos e outra de 50 quilos; uma kalandra - máquina de passar; e duas máquinas de secar para 30 kg de panos cada uma. A adequação dos espaços se deu através e recurso da prefeitura disponibilizado pela SEMSA.

Segundo o Diretor Geral da Unidade, Silvério Cardoso, a nova lavanderia do HMS pauta-se na RDC (06/2012), onde há uma barreira em que a roupa suja entra de um lado e no outro lado sai limpa. “Dessa forma, não há fluxo cruzado, ou seja, as roupas contaminadas não têm contato com as limpas”, enfatizou.

A modernização da lavanderia com equipamentos de ponta atende às exigências sanitárias, com o processamento com qualidade para o reuso do enxoval no Centro Cirúrgico e nos demais setores. Também otimiza o processo, o que garante que as roupas tenham o maior giro dentro do fluxo do HMS.

A inauguração será feita pelo Prefeito da cidade, Nélio Aguiar, e também estarão presentes a Secretária de Saúde, Daiane Lima, e o Diretor Geral da Unidade. Para ocasião, foram convidados representantes do MP, do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara Municipal.  

UBS DE SANTANA FOI REVITALIZADA PELA PREFEITURA

Mais um importante equipamento público de saúde foi entregue pela Prefeitura de Santarém: a revitalização da Unidade Básica de Saúde do bairro de Santana, que há 14 anos não recebia qualquer tipo de reparos. Por conta disso, a terça-feira (28) foi de festa para moradores e, principalmente, para os usuários, que além de ganhar uma estrutura adequada começam a ser beneficiados com o início da realização de consultas com especialidades, por meio do programa Saúde no seu Bairro.

Com a revitalização foram realizados os seguintes serviços: troca de janelas; piso; forro; portas; colocação de mais duas centrais de ar; ampliação da copa; ampliação de salas para atendimento; instalação de novo padrão de energia e aumento de carga, desta forma sanando com o antigo problema de queda de energia; colocação de bomba d’água; construção de rampas para acessibilidade; melhoramento do espaço do grupão e troca de telhas.

O presidente da Associação de Moradores, Moisés Coelho, agradeceu ao prefeito Nélio Aguiar e motivou os comunitários para fiscalizar e zelar pela unidade. "Quando formos entregar o requerimento para a reforma da Unidade, ele não se impôs. Como a secretária Dayane falou, aqui era triste de se ver e hoje estamos recebendo a Unidade completa, com tudo funcionando. Vamos fazer um trabalho juntos com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) para melhorar ainda mais o acesso aos serviços da Unidade, porque material tem, a farmácia está muito bacana, os exames estão sendo encaminhados e todos nós como moradores, temos o dever de vir fiscalizar e também de organizar a unidade, de zelar, porque tudo isso é nosso", ressaltou.

O vereador Tadeu Cunha, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém, enalteceu o trabalho entregue. "Quando a gente vem para um evento com entrega de qualquer serviço para a população é motivo de muita comemoração, pois essa unidade foi abandona pelo poder público, pois estava há 14 anos sem uma reforma nesse período, é um grande abandono e esse governo tem resgatado esse sonho da população em ser olhado. Em nome da Comissão de Saúde agradeço ao Executivo por ter esse olhar diferenciado. Temos muitos avanços, desde o Hospital Municipal, até no fortalecimento da Atenção Básica, e esse é um grande exemplo disso", destacou o parlamentar.

Após a reforma, a UBS Santana ganha uma nova e adequada estrutura para os atendimentos. "Essa é uma grande conquista da comunidade, pois antes a unidade não tinha condições de uma boa acolhida aos nossos usuários. Quero agradecer ao prefeito por ter priorizado essa reforma, com recursos somente do município, com vários trabalhos de revitalização, desde o forro, a troca do piso, instalações de equipamentos, ampliação de salas, rampas para melhorar a acessibilidade, dentre outros. Agora, os moradores que são atendidos aqui têm um local mais digno", avaliou a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.

Santana é a 16ª UBS revitalizada pelo município

A entrega da UBS Santana significa um número representativo a respeito do trabalho da Prefeitura, especificamente na área da Atenção Básica. É a 16ª unidade revitalizada, entregue à população. O prefeito Nélio Aguiar reiterou o compromisso e o esforço da gestão em garantir infraestrutura e atendimentos adequados nos espaços públicos de saúde.

"É importante ter um ambiente limpo, arrumado para quem trabalha no local e para quem busca atendimentos neste local. Essa é a décima sexta unidade, que está sendo revitalizada. E hoje, ao entregar a Unidade de Santana, temos, praticamente, uma nova unidade. Isso aqui não é do prefeito, não é da secretária, é de vocês, é do povo, por isso vamos zelar por esse patrimônio que é público, pois fizemos todo esse trabalho com recursos próprios, que arrecadamos aqui dos contribuintes da nossa cidade", ponderou Nélio.

A respeito do Programa Saúde no seu Bairro, Nélio garantiu que é um compromisso do governo municipal oferecer atendimentos com exames e especialidades médicas, como ultrassonografia, eletrocardiograma, otorrinolaringologia, ortopedia, entre outras.

"Com o programa, se reduz quase a zero o tempo de espera, gerando grande benefício para a população santarena".

O programa Saúde no seu Bairro segue até a próxima sexta-feira (31), com serviços de atendimentos especializados.

Após a cerimônia, o prefeito visitou as dependências da UBS, juntamente com o vice-prefeito José Maria Tapajós, secretários municipais, técnicos do governo, lideranças comunitárias e vereadores. Com informações de Natashia Santana e Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil