Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 12:08
09/07/2021 as 14:10 | Por Redação |
Instituto que gerencia unidades de saúde no Pará é certificado pela ONA em Maceió
A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil
Fotografo: Reprodução
A certificação do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aconteceu na UPA Trapiche da Barra

A UPA - Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, de Maceió, conquistou o selo Nível 2 - Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação - ONA. A unidade é custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC - Instituto Saúde e Cidadania, organização social que está à frente da gestão e operacionalização de duas unidades públicas de saúde no Pará. 

A UPA Trapiche da Barra foi a terceira unidade de urgência e emergência do país a receber o selo ONA 2 e é a única do Estado de Alagoas. Em 2019, a UPA foi certificada pela ONA em nível 1, sendo a quinta do país a receber tamanho reconhecimento à época. Um ano depois, em 2020, após nova avaliação, a unidade conquistou a manutenção da certificação e, agora, evoluiu para um nível maior de acreditação. 

A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança do paciente, atendimento, estrutura, entre outras exigências. É uma certificação de garantia da qualidade, como as certificações ISO, porém, é exclusivo para instituições de saúde. 

Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, este momento merece ampla comemoração. “Ser reconhecido neste nível em um cenário desafiador de pandemia, onde lidamos com o desconhecido todos os dias, é gratificante e recompensador, principalmente para aqueles que estão o tempo inteiro na linha de frente, lutando pela vida do próximo e, ao mesmo tempo, mantendo todos os padrões de segurança”, destaca Evane. 

Trilha Vital  

Em 2016, o ISAC implantou na UPA Trapiche da Barra um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para cuidar de todos os processos que envolvem o atendimento ao usuário. 

De acordo com o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, o Instituto atua com foco na qualidade do atendimento, humanização e segurança do paciente. Para isso está permanentemente em busca de melhorias nos seus processos, fluxos, rotinas e protocolos.  

“O nosso compromisso é com a vida, por isso, precisamos mitigar riscos e reduzir erros. Atuamos com a Trilha Vital de Governança Assistencial, um sistema de gestão assistencial no qual seguimos uma caminhada em que os processos, políticas e protocolos são bem definidos, compartilhados e com resultados mensurados. Assim, todo o time consegue enxergar o que está sendo realizado”, explicou. 

Cenário desafiador 

A acreditação da UPA Trapiche da Barra com o selo ONA 2 acontece em um cenário de crise sanitária mundial. Isso demonstra que é possível ter um ambiente seguro, humanizado e com assistência de qualidade no SUS - Sistema Único de Saúde mesmo em momentos desafiadores como o atual.  

Para a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Flávia Pontes, a certificação em nível mais alto é consequência da dedicação de toda equipe.  

“Cada um com seu papel e responsabilidades é peça fundamental na construção do serviço de qualidade que oferecemos aos usuários. Foi esse trabalho em equipe, esse engajamento, que nos trouxe esse reconhecimento”, pontuou. 

A UPA Trapiche da Barra possui porte III e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria. 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes com covid-19. 

Gestão ISAC no Pará 

O ISAC é uma organização social sem fins lucrativos que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar para entes públicos e privados. 

É responsável pela gestão de 18 unidades públicas de saúde em seis estados: Tocantins, Pará, Alagoas, Bahia, Goiás e Paraná.  

No Pará, o ISAC faz a gestão das UPAs Cidade Nova e Icuí. Ambas são custeadas pela Prefeitura de Ananindeua. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil