Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:56
24/03/2021 as 08:42 | Por Redação |
IHGTap celebra 9 anos de fundação e prorroga mandato da diretoria por causa da pandemia
Assembleia Geral Extraordinária Virtual (AGEV) foi realizada na noite de terça-feira (23/03)
Fotografo: Reprodução
Historiadora Terezinha Amorim continua na presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós

Em Assembleia Geral Extraordinária Virtual (AGEV), realizada na noite de terça-feira (23/03), os membros do IHGTap - Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, comemoraram os 9 anos de fundação da entidade e decidiram prorrogar por mais um ano o mandato da atual diretoria, em virtude da pandemia da Covid-19 que dificultou a organização da instituição desde março de 2020. 

Sob a presidência da historiadora Terezinha Amorim, a AGEV analisou o parecer da Comissão Eleitoral (CE) que foi formada no mês passado para organizar a escolha dos novos dirigentes. O relator da CE, historiador Wilverson Rodrigo leu o parecer que apontou a impossibilidade de formação de chapas, em decorrência da inadimplência de grande parte dos associados.  

"Diante do cenário estarrecedor da Pandemia da Covid-19 que paralisou a humanidade, o IHGTap também foi afetado, não ficando alheio às consequências das medidas de isolamento social e restrições sanitárias", diz o parecer, ao constatar que em função desse quadro muitos associados deixaram de contribuir em 2020, apesar de conseguirem arrecadar fundos para a instalação da nova sede, que ainda está sendo restaurada. 

A CE apresentou várias propostas para evitar o vácuo administrativo, já que o mandato da atual diretoria terminaria ontem. Uma das propostas era a prorrogação do mandato dos atuais diretores por mais um ano, para se tentar sanar pendências, além de viabilizar o processo de legalização da entidade que está em fase final.  

A diretoria anunciou que se dispunha a permanecer mais um ano, para melhor  organizar o IHGTap e poder realizar a eleição na festa dos 10 anos de fundação do instituto, o que foi aprovado por unanimidade. 

Nova sede - Outro tema tratado ontem foi sobre a nova sede do instituto. O IHGTap não conseguiu se manter no prédio em frente à praça Manoel Moraes (Mascotinho), onde esteve instalado desde 2015.  

O espaço havia sido alugado pela prefeitura até junho de 2019, dentro de um acordo interinstitucional. Quando o acordo acabou, um grupo de empresários se dispôs a manter o aluguel por mais seis meses, até dezembro daquele ano, dando tempo para que o IHGTap conseguisse recursos para continuar no local ou buscar outra alternativa, mas não foi possível ficar no antigo prédio. 

Em janeiro do ano passado, as despesas passaram a ser bancadas pela colaboração de alguns associados até final de 2020, quando foi devolvido à imobiliária.  

Foi nesse momento que o IHGTap conseguiu fechar um acordo de comodato por 10 anos com a diretoria da ONG Seara Amazônia, que cedeu um prédio no bairro do Livramento que vem sendo adaptado para receber a estrutura do IH. 

"Apesar da pandemia e de todos os problemas, podemos dizer que no final de nossa gestão, temos um bom espaço, para reorganizar o IHGTap", disse a presidente Terezinha Amorim, que agora terá mais um ano para essa tarefa e para realizar uma nova eleição como parte das comemorações dos 10 anos da entidade, em março de 2022. 

Fonte: Portal Santarém e IHGTap

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil