Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 02:54
27/03/2021 as 09:34 | Por Redação |
Idosos são vacinados contra a covid-19 dentro de bajaras, na região de rios, em Santarém (PA)
Nas comunidades ribeirinhas, a vacinação dos idosos em embarcações foi um meio encontrado pelo governo municipal para avançar com a imunização
Fotografo: Reprodução
Sistema Drive Thru Fluvial imunizou pacientes com mais de 66 anos, nas comunidades de Aritapera e região do Tapará

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na sexta-feira (26) mais uma etapa de vacinação de idosos. Dessa vez, na região de rios nas comunidades de Aritapera e na região do Tapará. Ao todo, 47 pacientes com mais de 66 anos receberam a primeira dose do imunizante. 

“Estamos levando gotas de esperança. Através da vacina estaremos protegendo nossa população. Em especial, os moradores da região ribeirinha. É uma grande satisfação e seguiremos firmes no propósito de garantir mais vacinas e aumentar ainda mais a cobertura vacinal nestas áreas e em todo município”, ressalta Vânia Portela, Secretária Municipal de Saúde. 

Na região do Aritapera foram vacinados 30 pacientes de 5 comunidades: Água Preta, Carapanatuba, Centro do Aritapera, Enseada do Aritapera e Boca de Cima. A região é composta por 14 comunidades, com 1.543 moradores. Durante a pandemia, a área registrou 158 notificações, dos quais 58 tiveram resultado positivo. A chegada da vacina para a população idosa ajudará a salvar vidas. 

“Todos estavam ansiosos pela chegada das vacinas e pouco a pouco eles vieram até a unidade receber sua dose. Alguns perderam parentes durante a pandemia e não viam a hora de poder se imunizar. É gratificante ver a alegria deles e estou muito orgulhosa de realizar este trabalho junto com a equipe de Agentes Comunitários”, declara Viviane Lemos, enfermeira que atua na UBS Aritapera. 

Na região do Tapará, outros 17 idosos também foram vacinados, mais precisamente na comunidade Saracura. Na semana passada as fotos e vídeos da vacinação dos idosos sem sair das embarcações na região já havia viralizado nas redes sociais e chamado a atenção de diversas pessoas pela estratégia inusitada de trabalho. 

Drive-Thru Fluvial 

Nas comunidades ribeirinhas, a vacinação dos idosos em embarcações foi um meio encontrado pelo governo municipal para avançar com a imunização. Isso porque na região de várzea, durante o período do inverno, a cheia dos rios dificulta a atuação das equipes e a escassez de lugares amplos que possam receber ações de vacinação sem que haja aglomeração levou os profissionais a atuarem com a alternativa. 

Assim como na cidade, na zona rural também tem ocorrido o sistema de Drive Thru em que os pacientes são vacinados sem sair do carro. No entanto, nas comunidades em que só é possível chegar por meio dos rios, a saída é realizar uma versão fluvial. Sem sair de suas embarcações, idosos de 70 anos ou mais estão sendo gradativamente vacinados. 

Cronograma de vacinação  

Santarém vem executando o cronograma de imunização contra a covid-19 nos grupos prioritários em todo o município, mobilizando equipes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tanto na zona urbana quanto na zona rural. Neste momento, idosos com 66 anos ou mais estão entre os contemplados.  

Devido à escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses pelo Governo Federal para prosseguir a imunização de outras faixas etárias, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa/PMS 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil