Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 13:00
10/10/2020 as 07:35 | Por Redação |
Idosa ganha cadeira de rodas em campanha solidária promovida por profissionais de saúde
Com 62 anos de idade e impossibilitada de andar, Dona Luzia poderá realizar um sonho
Fotografo: Reprodução
Agora, Dona Luzia voltará a ver o pôr do sol ao lado do marido

Dona Luzia precisa ir semanalmente ao Hospital Regional Público da Transamazônica para as suas sessões de hemodiálise. Mas desde que sofreu um acidente doméstico, há cinco anos, a locomoção tem sido mais difícil.
Com 62 anos e mesmo já realizado cirurgias ortopédicas para corrigir as fraturas que sofreu na perna, a osteoporose não tem ajudado. A doença, que enfraquece os ossos devido a redução acentuada da absorção de minerais pelo esqueleto, impossibilita as chances do implante de uma prótese bem sucedida.   
Com isso, como não consegue andar, Dona Luzia passa a maior parte do tempo deitada ou sentada com a perna apoiada. Quando precisa se movimentar, necessita da ajuda e apoio de outras pessoas, geralmente o próprio marido. 
Acompanhando as dificuldades da paciente, profissionais de saúde do Hospital Regional Público da Transamazônica acabaram se sensibilizando com a história e promovendo uma campanha de solidariedade. 
A unidade, localizada em Altamira, e mantida pelo Governo do Pará, é gerenciada pela Pró-Saúde. O hospital é referência na região do Xingu para diferentes tipos de especialidade. 
"Vou voltar a ver o pôr do sol"
Os profissionais de saúde, com o apoio dos familiares da Dona Luzia, conseguiram arrecadar durante a campanha os recursos necessários para a compra de uma cadeira de rodas. Cerca de 30 profissionais participaram da ação de solidariedade. 
Na manhã de quinta-feira, 8/10, o que parecia ser mais um dia normal de hemodiálise para a paciente, se tornou uma comemoração cheia de sorrisos e emoção. 
Para Karoline Barbosa, técnica de Enfermagem do Hospital Regional Público da Transamazônica, e principal organizadora da ação, o intuito foi o de ajudar uma paciente.
"A ideia de ajudar na compra da cadeira de rodas foi rapidamente incorporada pela equipe multiprofissional. Nós só queríamos ajudar e com a contribuição de todos juntamos o valor necessário", diz. 
A entrega da cadeira de rodas aconteceu junto com a família, o que garantiu mais emoção ao momento. Dona Luiza chegou a chorar, mas de alegria. 
"Só tenho a agradecer, foi uma grande surpresa. Agora vou poder realizar o sonho de sentar novamente ao lado do meu marido, na frente da nossa casa e assistir o pôr do sol", celebrou. 
Com o marido ao lado, Dona Luzia agradeceu novamente o gesto dos profissionais. Paulo Rodrigues, companheiro da paciente, se despediu de todos os profissionais com uma mensagem de carinho. 
“Desejo que Deus multiplique na vida de vocês os que vocês fizeram por nós”, agradeceu.
Fonte: Portal Santarém e Ascom/HRPT




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil