Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 17:43
08/04/2020 as 13:47 | Por Redação |
Ibama realiza operação de combate ao garimpo ilegal em Terra Indígena no Pará
Operação foi realizada no último final de semana e pedido do MPF
Fotografo: Reprodução
Ação aconteceu na Terra Indígena Apyterewa, em São Feliz do Xingu

No último fim de semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizou operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Essa ação decorreu de orientação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Redenção. No início de março, o MPF em Redenção encaminhou ao Ibama recomendação para imediata confecção de cronograma de atuação voltado ao desbaratamento dos crimes ambientais ocorridos em áreas protegidas.

A operação do Ibama contou com a utilização de helicópteros e de vários agentes do órgão ambiental.

Diversos equipamentos e instrumentos usados para a prática dos ilícitos foram destruídos, já que seu transporte e guarda eram inviáveis por causa das circunstâncias locais, e também porque poderiam ser novamente usados na continuidade dos delitos.

Saiba mais – O desmatamento ilegal, a criação clandestina de gado e a exploração de garimpos ilegais vêm se expandindo com força na região, principalmente em pontos de difícil acesso da Amazônia, o que exige medidas adequadas para conter e desestimular a ação dos criminosos.

Por isso, o MPF recomendou expressamente ao Ibama que não deviam ser nomeados fiéis depositários para os equipamentos e, na impossibilidade de apreensão e transporte, era imperativo que as máquinas fossem destruídas para interromper as ações criminosas.

O MPF também recomendou ao Ibama que os resultados das ações fiscalizatórias devem ser noticiados à Procuradoria da República em Redenção, com o devido encaminhamento das autuações e relatórios de fiscalização. Com informações do MPF.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil