Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 03:44
15/06/2020 as 18:27 | Por Redação |
I PESQUISACOM debate produção de conhecimento durante a pandemia
Evento vai trazer palestras de abertura sobre pós-graduação, ensino e democracia
Fotografo: Reprodução
Inscrições podem ser feitas gratuitamente até 19 de junho para ouvintes.

Entre os dias 18 e 19 de junho acontece, virtualmente, o I Pesquisacom – Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste, evento que vai reunir professores, alunos, pesquisadores e profissionais para discutir os novos rumos da área da Comunicação e o “novo normal” no ensino acadêmico.

            Em meio à pandemia e o isolamento social a produção cientifica também está precisando se reinventar, criar novos canais de interlocução e realizar ainda mais ações conjuntas para fortalecer o conhecimento criado nas regiões brasileiras que atualmente menos recebem recursos para a educação.

            A programação da primeira edição do Pesquisacom vai contar com nomes importantes da comunicação nacional. No dia 18 de junho, às 9h, Edson Dalmonte, representante da área da Capes, fala sobre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação em Comunicação para as regiões Norte e Nordeste. Já no dia 19, às 9h, Maurício Ribeiro, Presidente da Compós, traz para o debate a importância da Pós-graduação em Comunicação para o ensino e a democracia.

            Essa edição teve 55 inscrições representando docentes de 11 instituições federais e a expectativa é ter cerca de 500 participantes que vão acompanhar as discussões nos dois dias de evento. Como se trata da primeira edição serão apresentadas as pesquisas apenas de docentes, mas a intenção é que já na próxima haja a participação de grupos de pesquisa, pesquisas de discentes de Universidades estaduais e particulares, além de outras propostas de conteúdo.

            Devido à pandemia e o isolamento social que acontece no país desde março, o evento, que também é gratuito, será totalmente virtual. “Apesar desse período de instabilidade social com a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento social, sentimos também, todos nós, o desejo de aproximação e diálogo. Desse modo, queremos intensificar atividades que contribuam para socialização, intercâmbio de ideias e de conhecimentos entre os programas de pós-graduação em Comunicação das regiões Norte e Nordeste, envolvendo professores e alunos. A ideia é que cada professor apresente sucintamente para professores e alun@s dos programas participantes, além da sociedade em geral, suas principais pesquisas, seu grupo de pesquisa, linhas de investigação e referenciais teóricos/ metodológicos com os quais vem trabalhando”, comenta a professora Drª Luciana Miranda, coordenadora geral do evento.

            As inscrições para os docentes que irão apresentar suas pesquisas já estão encerradas, mas os ouvintes podem se inscrever até o dia 19 no link https://www.even3.com.br/pesquisacom/. Tanto expositores quanto ouvintes receberão certificados do evento.

PROGRAMAÇÃO: Além das palestras de abertura haverá as sessões de apresentação das pesquisas nos dois dias do evento, no qual cada expositor terá até 20 minutos para falar sobre seu trabalho. No total são 6 grupos de trabalho. São eles: 1) Convergência, transmidiação e jornalismo multiplataforma (18/06 – manhã); 2) Narrativas midiáticas e mídia audiovisual (18/06 – tarde); 3) Jornalismo, tecnologia e história da mídia (18/06 – tarde); 4) Ciência, movimentos sociais e meio ambiente (19/06 – manhã); 5) Publicidade, gênero e cultura (19/06 – tarde); e 6) Comunicação, política e mídia comunitária (19/06 – tarde). Os horários das apresentações serão pela manhã de 9h às 12h e a tarde de 14h às 18h e os links para as apresentações ainda serão disponibilizados por email aos inscritos.

Fonte: Portal Santarém e Caroliny Pinho

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil