Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 07:11
22/07/2020 as 10:40 | Por Redação |
Hospital Regional do Sudeste do Pará alerta sobre os cuidados com a pele no verão
Verão amazônico chegou, e com ele a temporada de praias em todo o Estado
Fotografo: Reprodução
Existem medidas simples de prevenção que devem ser adotadas durante o verão

O verão amazônico chegou, e com ele a temporada de praias em todo o Estado. Para aproveitar o sol de forma consciente durante a estação, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), alerta sobre os cuidados necessários com a pele, diante da exposição excessiva aos raios solares neste período.

Para o médico Cassiano Barbosa, diretor Técnico do (HRSP), existem medidas simples de prevenção que devem ser adotadas durante o verão, a fim de evitar diversos problemas que podem surgir como, por exemplo, queimaduras, envelhecimento precoce e aumento de risco do câncer de pele.

“Mesmo em meio à pandemia, muitas pessoas estão frequentando as praias e balneários em todo Estado. Nesse período, é muito importante adotar cuidados especiais com a pele como ingerir bastante água, usar o protetor solar corretamente e pegar sol nos horários mais amenos, como no início da manhã e final da tarde”, explica o médico.

A unidade é mantida pelo Governo do Estado do Pará e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS). “Vale lembrar ainda a necessidade de manter o distanciamento social, evitando locais com aglomeração de pessoas, e fazer uso da máscara nas praias ou outros locais abertos. Esses cuidados são essenciais para evitar a disseminação da Covid-19”, ressalta Cassiano.

Confira cinco dicas importante dos cuidados com a pele nesse verão:

Usar protetor solar corretamente

No verão, o uso do protetor solar é fundamental. Sua aplicação deve ser feita de 20 a 30 minutos antes de colocar a pele em contato com os raios solares. É necessário renovar a proteção, com aplicações de três em três horas, principalmente em ambientes como praias e piscinas.

Mantenha a pele limpa e hidratada

O excesso de areia, suor ou componentes químicos presentes nas piscinas, ressecam a pele e favorecem a ocorrência de fissuras, por onde entram microrganismos que podem causar doenças de pele como micose, frieira e infecções de pele. Por isso, é importante tomar uma ducha de água fria para tirar o acúmulo de sujeira ao final do banho de mar, rio ou piscina.

Evite pegar sol logo depois de se depilar

Depilar o corpo ou o rosto pouco antes de ir à praia ou à piscina é um erro grave, pois pode provocar o surgimento de manchas escuras na pele. O ideal é que a depilação seja realizada com, pelo menos, 72 horas de antecedência.

Tome bastante líquido

Um problema comum nos períodos mais quentes do ano é a desidratação, que pode provocar dor de cabeça, tontura, desmaios, entre outras intercorrências. O ideal é consumir de dois a três litros de líquidos por dia, para manter o corpo hidratado.

Cuidado com a exposição direta ao sol

As maiores temperaturas do dia são registradas entre as 10h e 15h. Neste intervalo, é preciso ter cuidado com a exposição solar direta. O ideal é ficar protegido em locais cobertos como quiosques, bares ou mesmo os guarda-sóis, o que evita também quadros de insolação.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HRSP

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil