Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 06:09
07/11/2020 as 08:12 | Por Redação |
Hospital Municipal de Santarém incentiva a doação de sangue
Em média, 200 bolsas são enviadas ao Hospital
Fotografo: Reprodução
Coleta é totalmente segura, utiliza-se de materiais esterilizados e descartáveis

Com a pandemia da COVID-19 grande parte das pessoas que doam sangue deixaram de comparecer ao hemocentro da cidade. Por esse motivo, houve o desabastecimento dos estoques. O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) é uma das unidades hospitalares que mais solicita bolsas de sangue no município. Em média, 200 bolsas são enviadas ao Hospital. A doação é essencial para o tratamento de alguns pacientes, principalmente os que chegam com quadro de urgência e emergência.
Segundo o Dr. Ruy Lanhellas, que é médico plantonista do setor de urgência e emergência do HMS, manter o Hemopa abastecido precisa ser uma preocupação de todos. Ele conta que chega na Unidade casos bem graves e que a falta da bolsa de sangue pode ser crucial para equipe médica manter o paciente vivo. “Os Acidentes de trânsito que envolvem hemorragias altas, as hemorragias estomacais, anemias profundas, mulheres que apresentam miomas e outras com sangramento abundante, são alguns dos casos que necessitam da transfusão de sangue” reforçou ele.
A cada doação realizada é possível salvar a vida de até quatro pessoas. A coleta é totalmente segura, utiliza-se de materiais esterilizados e descartáveis. Além de obedecer às recomendações de prevenção da COVID-19. Em 25 de novembro será comemorado o “Dia Nacional do Doador de Sangue”. O Hemopa fica localizado na Av. Frei Vicente - Aeroporto Velho e o atendimento é de segunda a sexta, das 07 às 13 horas.
Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/Ascom HMS e UPA




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil