Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 03:03
23/10/2019 as 09:13 | Por Da Redação |
Hospital Municipal de Santarém desmente boatos de morte de 9 bebês no setor de obstetrícia
Em uma rede social, um internauta postou que esteve no HMS e houve 6 óbitos de manhã e três de tarde
Fotografo: Reprodução
De acordo com o HMS, na terça-feira (22), nasceram 15 bebês no setor de obstetrícia e, nenhum morreu

Informações circuladas em redes sociais de que 9 mães com bebês mortos em seus ventres não haviam sido atendidas no setor de obstetrícia, na terça-feira, 22, levou o Hospital Municipal de Santarém (HMS) a desmentir a suposta notícia.

Em uma rede social, um internauta postou a seguinte mensagem: "Estou agora no Centro de Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém. Quatro mulheres com bebês mortos dentro da barriga e nenhum médico para atender. Segundo informações, foram 6 óbitos de manhã e três de tarde".

De acordo com a assessoria de imprensa do HMS, na terça-feira, ontem, até às 20h, nasceram 15 bebês no setor de obstetrícia e, nenhum morreu. O que existe, segundo o HMS, é superlotação. Porém, na terça-feira, houve dois obstetras atendendo a noite e três de dia. "Tem duas mulheres com natimorto, mas estão passando pelos procedimentos normais. Na terça-feira, não houve morte de bebês", reafirmou o HMS.

ATENDIMENTO OBSTÉTRICO

O setor de obstetrícia, segundo a assessoria de imprensa do HMS, tem 38 leitos e, nesta quarta-feira, 23, está atendendo 62 mulheres, onde nem todas estão internadas.

"Algumas estão perto de ter o bebê e estão com alguma dificuldade na gravidez, ou seja, aguardam atendimento com o obstetra para ser liberada caso o médico libere", informou o HMS, ressaltando que algumas mães já tiveram bebê e que o parto correu tudo bem.

"Elas (mães) estão sendo conduzidas para UPA, na ambulância, para ocupar um leito. Um obstetra acompanha essas mulheres. Muitas nem são de Santarém. Elas vêm de outro município só pra ter bebê aqui", complementou.

DIREÇÃO DO HMS FALA SOBRE NASCIMENTOS DE BEBÊS: Nas últimas 24h, 17 bebês nasceram no Hospital Municipal de Santarém (HMS) por meio dos esforços incansáveis de nossa equipe. Quase um bebê por hora. Foram 12 partos normais e cinco partos cesárias. Nenhum óbito foi registrado entre estes bebês. 

Ainda durante o período citado, 49 pacientes foram atendidas pelo setor de obstetrícia, com um quadro de abortamento. Também foram admitidas duas pacientes com quadro de óbito fetal. Ou seja, elas já chegaram ao Hospital com os bebês sem vida, sendo realizada a indução e o parto destes fetos por via natural, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
O serviço de obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém possui 42 leitos de internação, sendo que deste 6 leitos  são de pré parto e plantão 24h com dois médicos obstetras, um pediatra e equipe de anestesia. Conta com apoio de retaguarda de um berçário com 8 leitos . O setor também passa por obras de reformas estruturais para poder melhor atender à população enquanto as obras do Hospital Materno Infantil, retomadas recentemente, seguem em ritmo acelerado.   
Somos referência por regulação para Santarém e mais de vinte municípios do oeste paraense, além da demanda espontânea, que é sempre atendida com zelo e humanização. Nunca nos furtamos ao atendimento humanizado de mães e recém-nascidos e tomaremos todas as medidas necessárias para extinguir falsas notícias que circulam com a única intensão de denegrir a imagem deste Hospital que oferece atendimento exclusivo para o SUS.
Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil