Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 04:25
12/08/2021 as 10:47 | Por Redação |
Hospital de Campanha do Hangar realiza cursos de prevenção de parada cardíaca e reanimação
A partir de seleção feita pelas coordenações, nos períodos da tarde e noite, todos os profissionais da assistência participarão dos treinamentos
Fotografo: Reprodução
Enfermeiros, técnicos, médicos e outros profissionais passaram por treinamento de Score News e Reanimação Cardiopulmonar

Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que atuam na assistência do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, participaram, na última semana, dos treinamentos Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Score News, ferramenta que permite avaliar o risco de eventos graves como, por exemplo, mal súbito e parada cardiorrespiratória. 

Com atividades teóricas e práticas, a ação, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), da unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado para o tratamento exclusivo de pessoas com o novo coronavírus, faz parte de um calendário de ações previstas para ocorrer durante o ano. 

“Com a programação, a nossa ideia é de educação continuada para salvar ainda mais vidas. Quando esse profissional entende que pode identificar e prevenir um possível problema, a situação, que poderia ser negativa, ganha um desfecho positivo”, diz Aline Rafaella, enfermeira responsável pelo setor de Educação Continuada do Hospital de Campanha. 

A partir de seleção feita pelas coordenações, nos períodos da tarde e noite, todos os profissionais da assistência participarão dos treinamentos. “O ideal é que todos participem. As indicações são feitas pelas coordenações e eles se engajam, pedem para participar. Isso é bom porque reforça a missão de todos que estão dentro do Hospital de Campanha, que é a de salvar vidas”, comentou a enfermeira Aline Rafaella. 

A qualificação é composta por dois momentos: no primeiro os profissionais passam por uma aula sobre indícios e prevenções de danos à saúde do paciente. No segundo, todos participam de uma simulação de reanimação. A enfermeira Lycia Paiva, 36, fez parte da atividade. Segundo ela, o curso foi esperado e chegou como um avanço para os cuidados na assistência. “Eu nunca imaginei passar por um curso tão completo dentro de um hospital de campanha. Pudemos tirar dúvidas e compartilhar experiências vividas. Com certeza, aplicaremos o que foi aprendido da melhor maneira”, diz. 

Irlana Rosa dos Santos, 26, também esteve no treinamento. Para a técnica de enfermagem, que atua no Hospital de Campanha há seis meses, essa foi a oportunidade de colocar em prática e reforçar os aprendizados. “Essa é a primeira oportunidade que tenho tanto de colocar em prática o que já sei quanto reforçar o que já sabemos fazer. Esse preparo para lidar no trato com o paciente é fundamental”, completa. 

*Score News* – É um protocolo que objetiva reconhecer precocemente o agravamento do paciente internado, a fim de prevenir uma possível parada cardiorrespiratória. 

A partir de indícios que demonstram se o paciente está evoluindo para quadros negativos ao tratamento, o profissional de saúde identifica qual tomada de decisão deverá seguir.  Se, por exemplo, um medicamento apresentar reações contrariais, ao identificar a situação, o profissional tem tempo hábil para reverter e solucionar os problemas apresentados. 

*Reanimação Cardiopulmonar (RCP)* – É o conjunto de manobras que, segundo Associação Americana do Coração, visa a melhoria das habilidades no atendimento do paciente com comprometimento cardiovascular grave a fim de garantir o fornecimento de oxigênio e sobrevivência. 

*Hospital de Campanha do Hangar* - Implantado pelo Governo do Pará e gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, é o maior centro hospitalar do Estado dedicado ao tratamento da Covid-19. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de sete mil pacientes já foram atendidos. Hoje, a unidade conta com 160 leitos e ocupação de 34%. 

Fonte: Portal Santarém e Hospital de Campanha do Hangar 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil