Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 02:54
12/06/2020 as 09:58 | Por Redação |
Hospital de Campanha de Santarém fará ala para pacientes indígenas
Espaço terá 10 leitos inicialmente, onde uma equipe de profissionais ficará atendendo
Fotografo: Reprodução
HCS atende os municípios do oeste do Pará, baixo Xingu e Tapajós

Na manhã desta sexta-feira, 12 de junho, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebeu a visita do secretário de Saúde Indígena, Robson Silva. Na oportunidade, ele visitou a ala indígena, que está sendo preparada para receber índios com sintomas ou confirmados do COVID-19 e que tenha critério de internação. O espaço terá 10 leitos inicialmente, onde uma equipe de profissionais atenderá de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para pacientes Indígenas.

Além do Secretário de Saúde Indígena, participaram da visita o Superintendente do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Organização Social que administra o HCS, Silvério Cardoso; o Secretário do Centro Regional de Governo, Henderson Pinto e a Diretora do 9° Centro Regional da Secretária de Saúde do Estado do Pará (Sespa) Marcela Tolentino.

O HCS atende os municípios do oeste do Pará, baixo Xingu e Tapajós e nessas regiões existem aldeias. “O número de indígenas é grande nessa região do Pará, inclusive existem em Santarém também, e se fez necessário ofertar uma ala para eles por sabermos que em algumas aldeias já existem índios com os sintomas do novo Coronavírus”, explicou, Silvério Cardoso.

A exemplo do que já é feito no processo de internação de pacientes, o HCS disponibilizará o leito através do Sistema de Regulação do Estado (NIR), onde as secretarias dos municípios farão a solicitação. O serviço Aeromédico do Estado, estará à disposição para transporte.

Fonte: Portal Santarém e Ronilma Santos

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil