Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 13:39
11/11/2020 as 16:18 | Por Redação |
HMS recebe a primeira visita técnica da Comissão Fiscalizadora da OS
Criada a partir da portaria 086/ 2020, comissão tem o objetivo de acompanhar, fiscalizar e avaliar a atuação da OS que administra o Hospital
Fotografo: Reprodução
Objetivo é tornar o atendimento muito mais humanizado e estruturalmente mais adequado aos profissionais e usuários

Na última terça-feira, 10 de novembro, a direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) recepcionou a Comissão de acompanhamento e fiscalização do gerenciamento da nova Organização Social (OS), o Instituto Mais Saúde (IMS). Na oportunidade, estiveram na vistoria, a presidente da Comissão, Thaísa Souza, a servidora da Secretária Municipal de Saúde (SEMSA), Jeane Linhares e um dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS), Narciso Pereira. A diretora da Unidade hospitalar, Dra. Grazieli Landiosi, também faz parte oficialmente da equipe. Nesse primeiro momento, o comitê se concentrou em analisar o serviço no setor de urgência e emergência. A direção do ISMS se colocou à disposição para ajudar no processo de fiscalização.
O membro da comissão, Narciso Pereira, destacou sobre a parceria que deve haver entre a Comissão e o Instituto. “É importante esse processo para dá transparência ao contrato. A comissão não está somente para fiscalizar e detectar erros, mas também sugerir soluções na construção de um serviço de saúde melhor”, explicou ele.
Grazieli Landiosi, falou sobre a necessidade de haver esse acompanhamento para o desenvolvimento coletivo. Segundo ela, o principal propósito é tornar o atendimento muito mais humanizado e estruturalmente mais adequado aos profissionais e usuários. “Para o Instituto é um prazer ter esse acompanhamento, nós entendemos como uma parceria para nossa gestão. Nós escutamos as sugestões para atender sempre como mais qualidade a população de Santarém”, enfatizou ela.
A comissão seguirá um cronograma de visitas por todos os setores do Hospital, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas três Unidades Básicas de Saúde 24 horas - Alter-do-chão, Santarenzinho e Nova República. Após as visitas serão entregues os relatórios setoriais apontando as demandas observadas e o relatório geral sobre a avaliação feita pela comissão.
Avaliação dos 60 dias
A Dra. Grazielly fez também um balanço desses dois primeiros meses de gestão. “Tivemos e estamos tendo grandes desafios e muito trabalho, o HMS ainda está distante do que o Instituto almeja para a população, mas a gente tem caminhado para isso. Nós temos um diagnóstico da situação do HMS e UPA e um planejamento de gestão para avançar cada vez mais” explicou.
A gestora acrescentou ainda como a administração do HMS se comportou nesse processo de transição. “Nestes últimos 60 dias a gente trabalhou com diagnóstico e planejamento das nossas atividades, porém muitas ações emergenciais e tomadas de decisão foram necessárias para resolver problemas urgentes que afetavam diretamente a prestação do serviço de saúde a população”, conclui ela.
No período de setembro a outubro deste ano, o HMS registrou o atendimento de 11.116 pacientes. Desses, 1.745 precisaram ficar internados na Unidade. A quantidade de cirurgias realizadas nos dois meses citados corresponde a 946. A UPA 24 horas acolheu 15.337 pessoas no mesmo período já mencionado acima.
Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/HMS e UPA




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil