Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 13:21
27/11/2020 as 14:28 | Por Redação |
HMS realiza “Escuta de amor” no dia nacional de combate ao câncer
O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo e/ou associado a genética
Fotografo: Reprodução
Pacientes e acompanhantes de todos os leitos estão recebendo orientações sobre a doença

Nesta sexta-feira, 27 de novembro, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) promove através da equipe de enfermagem e do setor de nutrição a ação “Escuta de amor”. Os pacientes e acompanhantes de todos os leitos estão recebendo orientações sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer. A ação tem como objetivo principal motivar a comunidade hospitalar do HMS sobre o cuidado com a saúde no dia-a-dia.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo e/ou associado a genética. No entanto, a maioria dos casos se dá pelo estilo de vida das pessoas. Segundo o Instituto Nacional do Cancêr (INCA) estima-se que 625 mil pessoas receberam o diagnóstico de doença esse ano. Sendo nos homens a média de 309 e nas mulheres 316 mil. Os tipos mais comuns são: próstata, colón, reto, traqueia, brônquio, pulmão e mama.

A coordenadora de enfermagem Joycinéia Nobre, destacou sobre as informações repassadas durante a ação. “Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fazer a ingestão de bebidas alcóolicas, controlar o tabagismo e realizar sempre a consulta com o médico são medida de combate à doença”, enfatizou ela.

Geisiane da Silva, 30 anos, que acompanha o esposo na clínica médica do HMS, falou sobre o que aprendeu após receber a visita da equipe. “Não se acomodar em casa, achar que é só uma dorzinha, se alimentar bem, precisamos ficar atentos a qualquer coisa estranha e procurar um médico no posto de saúde onde vão explicar melhor o que precisa fazer” disse ela.

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil