Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 17:20
18/12/2020 as 17:13 | Por Redação |
HMS e UPA: A importância do uso do uniforme privativo pela equipe de enfermagem
Estudos mostram que os jalecos abrigam mais bactérias do que scrubs, que são os trajes verdes ou azuis comumente usados nos hospitais
Fotografo: Reprodução
Os uniformes privativos trazem mais segurança e ajuda na identificação da equipe

Desde o mês passado o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas tem implantado a utilização da roupa privativa em todos os setores das duas Unidades. Os uniformes privativos trazem mais segurança e ajuda na identificação da equipe. No total, já foram entregues aproximadamente 800 conjuntos privativos para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, foi elaborado um protocolo de segurança, onde é realizado diariamente a lavagem na lavanderia da Unidade, que possui o processo adequado de higiene das roupas. Dessa forma, diminui a propagação de microrganismo que podem estar no tecido, fator que reduz os riscos de transmissão de doenças.

Segundo o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) um conjunto de pesquisas apontou que, comparando os jalecos com as roupas privativas, os jalecos tendem a absorver mais microrganismos potencialmente perigosos. A principal justificativa seria que esses trajes são lavados com menos frequência e ainda a maneira como eles são higienizados.

A coordenadora do CCIH do HMS, enfermeira Daiana Waimer destaca sobre a necessidade da roupa privativa e como o manejo adequado é essencial para a segurança de funcionários e pacientes. “De acordo com a Anvisa, as bactérias estão presentes no uniforme hospitalar. Por esse motivo, é necessário que se tenha cuidado no manuseio e limpeza das peças para evitar a contaminação da comunidade hospitalar. As vestimentas devem ser processadas no hospital, com todos os cuidados e critérios necessários.”, explicou ela.

Visual, emocional e o cuidado

O HMS como é um hospital de urgência e emergência recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. Dentre elas, estão os pacientes, acompanhantes, médicos, equipes de enfermagem, administrativo, auxiliar de limpeza, equipe de alimentação, manutenção e estudantes da área de saúde. Sabendo disso, houve também a necessidade de melhor identificar esses profissionais, com o intuito de servir melhor a população. No caso do HMS, o uniforme azul foi destinado aos enfermeiros e o verde para os técnicos de enfermagem.

As cores foram escolhidas baseadas no sentimento que podem trazer nas pessoas, como uma sensação de maior serenidade para o paciente, que pode encontrar-se tenso em um hospital. Além disso, essas cores propiciam identificar mais facilmente algum tipo de sujeira, sendo assim, antecipando a lavagem.

Um dos principais objetivos da substituição de jalecos pelos uniformes privativos é estabelecer a manutenção das boas práticas para cuidados com os pacientes na intenção de evitar as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS).

A Diretora Geral do HMS, Grazieli Landiosi reforçou sobre a importância de possibilitar para as pessoas que trabalham no HMS uma identidade. Ela enfatiza que o uso das roupas privativas com as devidas cores oferta um serviço com mais qualidade e humanização. “O funcionário uniformizado trabalha com mais dignidade, há uma valorização desse profissional. Nós estamos procurando resgatar ao alto estima de todos os colaboradores da unidade”, concluiu ela.

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/HMS e UPA

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil