Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 03:05
19/08/2021 as 18:26 | Por Redação |
HCS completa 6 meses de funcionamento com mais de 600 altas médicas
A Unidade atendeu, desde a data de inauguração, 747 pacientes
Fotografo: Reprodução
Inaugurado no dia 19 de fevereiro, a Unidade funciona como retaguarda para tratamento da covid-19 na região oeste do Pará

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, o atendimento no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) completa 6 meses de atividades. A Unidade atendeu, desde a data de inauguração, 747 pacientes. Desses, 606 receberam alta médica. Mesmo diante dos desafios, a equipe da Unidade tem como missão diária tratar e recuperar pacientes com a covid-19, além de oferecer um acolhimento humanizado com a retaguarda de projetos que refletem diretamente na gratidão e recuperação dos internados. 

Nesse período a equipe da Unidade realizou alguns projetos de humanização. Entre eles Cabine do Amor, Pacientes em Movimento, Mentes em Ação, Visita Online, Visita Musical e Cinecampanha. 

Joaquim Silva, de 70 anos, ficou internado por 22 dias no HCS e fez questão de agradecer a toda equipe multiprofissional pelo tratamento que recebeu. Ele, que é pai de 9 filhos e avô de 22 netos, gravou um vídeo no quintal da casa onde mora como forma de demonstrar o carinho por ter conseguido retornar ao lar recuperado da doença. 

‘Vocês tiveram o maior amor para me tratar, agradeço a todos e em especial ao Dr. Tardelio que sempre ia ao meu leito e pegava na minha mão, me passava força. Continuem com essa missão que é o dom de vocês”, finalizou. 

Outro agradecimento emocionante foi o depoimento da paciente Joice de Almeida, ela recebeu alta médica no dia 16 de agosto, após 10 dias internada. Joice conta que a equipe é motivada por um sentimento: amor. 

“São excelentes profissionais, tratam os pacientes com maior carinho, eles realmente amam o que fazem, só tenho gratidão”, disse. 

Para o Diretor Técnico do Campanha, Tardelio Torquato Mesquita, fazer parte dessa e de todas as histórias que tiveram continuidade após a alta médica dos pacientes que foram recuperados no Hospital, retornando para o seio familiar, é uma experiência única na vida. 

‘Damos o nosso melhor para que cada paciente saia daqui recuperado, e poder devolver um tão expressivo como o alcançado aqui, é uma massagem no coração’, disse emocionado. 

A coordenadora de enfermagem da Unidade, Silvia Somera, falou do orgulho de trabalhar na linha de frente do combate à covid-19. “Poder ajudar o próximo faz muito bem para a alma, tenho muito orgulho em fazer parte dessa equipe. A cada paciente que tem alta a nossa motivação aumenta”, disse. 

Recuperação em casa 

O paciente Antônio Henrique Moraes, 43 anos, que recebeu alta médica após 3 dias de tratamento na Unidade, gravou um vídeo falando sobre a boa recuperação. 

“O Hospital de Campanha de Santarém veio para salvar a vida das pessoas que já estavam sem esperança por conta da superlotação das unidades de saúde, se hoje estou vivo é graças a equipe maravilhosa que cuidou de mim” relatou. 

Henrique contou ainda que teve dez membros da sua família acometidos pela covid-19, mas que todos já estão recuperados. Ex paciente fez questão de contar que casou com a noiva após receber alta médica. 

”Tomei muitas decisões depois que saí do Campanha, casei, comprei uma casa e hoje sou um homem abençoado. Vocês são anjos sem asas, a população de Santarém nunca vai esquecer de vocês”, finalizou. 

Já para o paciente Tércio Alexandre da Silva, 36, que passou 20 dias internado no HCS o sentimento é de vitória. Ele conta que passou por momentos difíceis durante o tratamento da covid-19. Tércio gravou um vídeo falando da sua experiência na Unidade. “Foram 20 dias que ficarão guardados para sempre na minha memória. Agradeço toda a equipe, desde o pessoal da limpeza até o médico. Sou um milagre”, concluiu. 

“Acolhemos cada paciente como ente de nossa família, não medimos esforços para a recuperação deles. Cada alta é uma vitória não só para quem está saindo, mas para a equipe que lutou muito pelo paciente”, enfatizou. 

Acolhimento humanizado 

O HCS oferece atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. Para humanizar o atendimento, a equipe multiprofissional desenvolve projetos e ações que buscam minimizar os impactos do isolamento social familiar neste período de tratamento na Unidade. Entre eles, a “visita online”, que permite contato por chamada de vídeo entre pacientes com quadro clínico estável e familiares. 

Outro exemplo positivo é a “Cabine do Amor”, ao qual oportuniza um abraço carinhoso entre quem está internado, com quadro clínico estável, e uma pessoa da família por meio de uma cabine com espaço para os braços se entrelaçarem. 

Outra ação importante, é o “Pacientes em Movimento”, que está dentro do planejamento de atividades que ajudam no tratamento. Ele é comandado pela equipe de fisioterapia e psicologia, onde de maneira lúdica faz com que os participantes façam movimentos no corpo. 

Já no ‘Projeto Visita Musical’ a música virou protagonista, através do dom artístico dos colaboradores que levam música com voz e violão para as enfermarias. 

Os benefícios da ação para os pacientes incluem redução de estresse, ansiedade e relaxamento, tornando o ambiente hospitalar mais leve e descontraído. Bem como o ‘Cine Campanha’ onde pacientes assistem filmes nas enfermarias. 

O HCS é fruto de parceria entre governo do Estado e prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom - HCS 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil