Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 07:53
13/10/2021 as 09:34 | Por Redação |
Guardas portuários fecham portos de Santarém, Miramar e Vila do Conde, administrados pela CDP
Eles pedem assinatura do acordo coletivo e denunciam as condições de infraestrutura dos portos
Fotografo: Bena Santana
Os manifestantes têm permitido a saída dos produtos que chegam ao Porto, mas não a entrada no terminal

Desde as 5h desta quarta-feira (13), guardas portuários realizam um protesto no Estado, com o fechamento dos principais portos administrados pela Companhia Docas do Pará: Miramar, em Belém, Vila do Conde, em Barcarena, e o Porto de Santarém. O ato foi convocado por tempo indeterminado. Na capital, a manifestação provocou uma enorme fila de caminhões na Arthur Bernardes, próximo ao terminal de Miramar, por onde passam os combustíveis que abastecem a região. 

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Portuários do Pará (Sindiguapor), Rodrigo Rabelo, a principal reivindicação é a assinatura do acordo coletivo da categoria. "Estamos há dois meses sem acordo coletivo, o que ocasionou a Companhia a pagar a remuneração do mês de setembro com redução de 30% do salário. É uma forma de cobrar que a companhia chame o Sindicato para assinar, para ver se gente chega a um acordo", disse. 

 

Ele diz que o protesto também pretende alertar para as condições de trabalho. "Além disso, para informar o descaso da diretoria com a infraestrutura dos portos, cheios de buracos e situações de risco", completou. 

 

A manifestação é por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato, 50% do efetivo permanece trabalhando. Os manifestantes têm permitido a saída dos produtos que chegam ao Porto, mas não a entrada no terminal. Até o momento, a diretoria da CDP não entrou em contato com a categoria. 

 

Fonte: O Liberal 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil