Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 08:33
18/11/2019 as 17:07 | Por Da Redação |
Governo do Estado e Prefeitura de Santarém entregam carteiras de gratuidade
Ação aconteceu nesta segunda-feira (18) no Museu João Fona
Fotografo: Reprodução
Nélio Aguiar, Henderson Pinto, Luís Pixica e vereadores na entrega das carteiras

A entrega das carteiras que dá direito a gratuidade em divertimento público foi realizada nesta segunda-feira (18), no museu João Fona, em Santarém. Através de um ato simbólico, 15 representantes dos grupos beneficiados, que são idosos, deficientes e aposentados, estiveram no local participando do ato.

A ação é resultado de uma cooperação técnica entre Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Cultura (Secult/PA) e a Prefeitura de Santarém. Na solenidade de entrega estiveram presentes o secretário regional de governo do oeste do Pará, Henderson Pinto, Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira "Pixica".

O convênio que garante gratuidade em divertimentos públicos a grupos específicos estava sem funcionar desde o ano de 2005.

“Isso é uma amostra de situações que dependem apenas de vontade política, e não envolvem tantos recursos, como é o caso da emissão dessas carteiras de gratuidade, garantindo esse direito ao idoso e a pessoa com deficiência. É um convênio antigo, que nunca foi tirado do papel e agora com a sensibilidade do Governador Helder Barbalho e da secretária de Cultura Úrsula, além da parceria do município de Santarém, nós conseguimos, em 10 meses, tirar da gaveta um convênio que dará acesso a eventos esportivos e culturais, assegurando direitos a população”, disse Henderson Pinto.

Para André Gomes, representante da Associação de Deficientes Físicos em Santarém (Adefis), “essa gratuidade possibilita a gente estar em lugares públicos, com essa carteira a gente tem essa possibilidade, facilitando nossa entrada nesses eventos, e para nós representa qualidade de vida, sem duvida.”

O objetivo do documento é disponibilizar de maneira gratuita a entrada em ambientes como: cinemas, teatros, museus, galerias de arte, casa de espetáculos, ginásios poliesportivos, estádios de futebol dentro da abrangência do estado do Pará, de acordo com o cumprimento da Lei nº 6.739 de 2005, de acordo com informações expostas pelo secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira “Pixica”.

Para o prefeito do município de Santarém, Nélio Aguiar: “É uma importante ação conjunta do Governdo do Estado, com a prefeitura de Santarém, garantindo esse direito e ao mesmo tempo estimulando com que esses grupos possam sair mais de casa, ser inserido novamente na sociedade, ter acesso a eventos culturais, cinemas, jogos, teatros de forma gratuita, como está na lei”.

Vale destacar que a entrega do documento está relacionada à conclusão da primeira etapa de cadastramento, a qual ocorreu no dia 09 de agosto de 2019. Serão 430 carteiras entregues aos que estão cadastrados, os quais devem se dirigir à Secretaria Municipal de Cultura, das 8:00 às 14:00 horas, para recebê-las. Com informações e foto de Ronilma Santos.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil