Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 06:48
27/05/2020 as 08:17 | Por Redação |
"Gambiarra" em respirador mecânico deixa moradores de Monte Alegre sem atendimento à Covid-19
Após averiguarem a situação do Hospital, vereadores criticaram Secretário de Saúde de Monte Alegre
Fotografo: Reprodução
Funcionários do Hospital interligaram o respirador mecânico a um balão de oxigênio

Denúncias de familiares de um paciente morto em consequência do coronavírus (Covid-19), levaram vereadores a fiscalizar o funcionamento do Hospital Municipal de Monte Alegre, e constatar a "gambiarra" feita em um respirador mecânico.

Durante a fiscalização, os vereadores constataram que funcionários do Hospital, com intuito de fazer o aparelho funcionar, interligaram o respirador mecânico a um balão de oxigênio.

Por conta disso, os vereadores acreditam que o respirador não vai funcionar no atendimento a pacientes em estado grave de Covid-19, devido o Hospital Municipal não ter estrutura para instalar o equipamento.

Após averiguarem 'in loco' a situação do Hospital, três vereadores criticaram o titular da Secretaria de Saúde de Monte Alegre.

Para eles, o Secretário de Saúde faltou com a verdade ao dar garantia para a população, de que o respirador estava instalado e, que uma equipe já estava treinada para manusear o aparelho.

TRATAMENTO ADEQUADO

De acordo com médicos, aproximadamente 5% das pessoas que desenvolvem Covid-19 precisam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), muitas das quais com necessidade de usar o respirador mecânico.

Diante da situação de abandono por falta de funcionamento do aparelho, os moradores de Monte Alegre cobram soluções urgentes por parte do Poder Público Municipal.

NOTIFICAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS

O Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, José Carlos Araújo, vem pela segunda vez, através do presente edital(documento em anexo), a ser publicado 03(três)vezes, no período de 10 (dez) dias, NOTIFICAR o senhor CLOVIS LUIZ DA SILVA FREITAS, ordenador do Fundo Municipal de Saúde de Monte Alegre/PA, no exercício de 2020, para no prazo de 24 horas (vinte e quatro horas) contados da data da 3° publicação, informar as ações já implantadas na área da saúde, para enfrentamento da pandemia de Covid-19, assegurando o melhor interesse da população.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil