Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 23:43
12/04/2021 as 18:06 | Por Redação |
Força-tarefa para prevenção à Covid-19 é executada pelo Hospital Oncológico Infantil, em Belém
Atividade itinerante, iniciada em 15 de março, compartilha orientações práticas a respeito dos índices de infecção da Covid-19
Fotografo: Reprodução
Iniciativa é uma ação do Comitê de Contingência da instituição, formado no ano passado

A exemplo das medidas que estão sendo tomadas em vários municípios do Pará, por causa da explosão de casos de contaminação, desde o mês de março, uma força-tarefa foi iniciada no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. A atividade itinerante, iniciada em 15 de março, compartilha orientações práticas a respeito dos índices de infecção da Covid-19, da gravidade da nova variante e dos cuidados para a prevenção da doença.  

Com participação de colaboradores do hospital, a iniciativa é uma ação do Comitê de Contingência da instituição, formado no ano passado, pela diretoria do hospital. A força-tarefa está sendo reforçada emergencialmente por meio de ações educativas visando à prevenção dos profissionais, abrangendo todos os turnos de trabalho e será concluída no final do mês de abril. 

A experiência do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com ações que estão alinhadas à segurança do paciente, acompanhantes e colaboradores garantindo a qualidade da assistência prestada à população paraense.   

Reforços 

No período de 23 a 31 de março, toda a equipe assistencial recebeu reforços com orientações sobre uso correto de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), paramentação e desparamentação dentro da Unidade hospitalar. O trabalho conta com profissionais treinados que atuam como facilitadores e fazem parte de diferentes setores, como Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Medicina do Trabalho, Humanização, Segurança do Trabalho e Unidade de Internação.  

Daniel Silva, enfermeiro da Pró-Saúde na área de Cuidados Paliativos e Serviço Ambulatorial do Oncológico Infantil, é um dos profissionais que integra a força-tarefa como facilitador. Ele considera que “a situação pela qual o mundo passa é grave e esta ação torna-se essencial, pois ajuda a manter todos os colegas de trabalho em estado de alerta para todas as medidas de precaução”.  

Para esse tipo de atividade a área de Medicina do Trabalho exerce papel fundamental para o cumprimento de protocolos de segurança. A médica do Trabalho, Gisele Araújo, explica sobre isso. “Evidenciarmos os dados estatísticos no que se refere aos atendimentos aos colaboradores que apresentaram sintomas suspeitos para o vírus, assim como os que positivaram a doença por meio de exames, nos ajuda a sensibilizar para a prevenção, isso só tende a fortalecer ainda mais a segurança de nosso ambiente de trabalho”, disse.  

O Comitê de Contingência do Hospital Oncológico Infantil estenderá as ações até o mês de abril para massificar a quantidade de informações a todas as frentes de trabalho. Vídeos de curta duração com mensagens sobre higienização das mãos, verificação de temperatura corporal, uso de elevador, uso de EPIs, distanciamento social e outras medidas protetivas, foram elaborados e estão sendo compartilhados diariamente em grupos de transmissão de mensagens para sensibilizar todos os colaboradores.  

O diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, acredita que a atitude reforça o cuidado tido pela Pró-Saúde ao desenvolver a prática que é comum na rotina do hospital. “Constantemente buscamos identificar práticas e condições que podem representar situação de risco para nossas equipes, por isso, esse tipo de atitude é mais que apropriada, é necessária. Queremos que todos possam usufruir de condições adequadas de segurança, é preciso estar em alerta para identificar riscos ou qualquer condição insegura”, disse o diretor.  

Proteção em elevadores 

O NQSP, visando garantir maior segurança no transporte de pessoas, implantou capas protetoras em todos os painéis de elevadores que atendem aos usuários e colaboradores do hospital. A medida simples é uma alternativa prática de segurança, otimiza a higienização, realizada de hora em hora, e evita contágio ou propagação da Covid-19.  

A ação tem o apoio de setores do hospital como Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Manutenção e Serviço de Higienização e Limpeza (SHL).  

Até a segunda quinzena de abril o Núcleo de Educação Profissional continuará a realização de treinamentos, como reforço para todos os profissionais que atuam nas equipes dos setores Assistenciais e Serviço de Higienização e Limpeza do hospital. Eles vão receber orientações sobre a colocação e a retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de como proceder na execução da higienização dos elevadores da unidade e equipamentos do prédio anexo localizado na região do entorno.  

De acordo com a coordenadora do SCIH do Oncológico Infantil, a enfermeira Adrielle Monteiro, o Comitê de Contingência do hospital traçou estratégias para enfrentamento da segunda onda da Covid-19. “Reforçou as medidas já implantadas em 2020. Entre as atividades implantadas e as novas estratégias criadas permanece em funcionamento o serviço de triagem desde a entrada do hospital, assim como um andar exclusivo para cuidados clínicos e de pacientes que venham a apresentar algum quadro para Covid-19, com separação física e de equipe profissional”, disse a enfermeira.   

Ela acrescenta ainda que “o hospital desenvolve o fluxo de precauções hospitalares e orientações para equipes, pacientes e acompanhantes sobre as medidas necessárias durante o período de internação, assim como contato telefônico para orientar quanto ao isolamento domiciliar para os casos suspeitos ou confirmados que foram atendidos na Unidade de Atendimento à Intercorrências da instituição”.  

Certificação 

O Hospital Oncológico Infantil integra o seleto grupo de unidades que conquistaram a certificação máxima de qualidade, ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação. A entidade é responsável por avaliar critérios técnicos, procedimentos e de gestão de unidades de saúde. A cultura do trabalho de gestão praticada no hospital segue rigorosamente os protocolos de segurança. 

Fonte: Portal Santarém e Hospital Oncológico 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil