Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 06:45
29/12/2021 as 16:43 | Por Redação |
Fogos de artifício: cuidados com os pets durante as festas de fim de ano
As famílias que possuem animais de estimação costumam ter uma preocupação a mais quando vai chegando o final de ano.
Fotografo: Reprodução
Os animais escutam bem melhor do que os humanos. Por isso, os ouvidos deles são mais sensíveis

As famílias que possuem animais de estimação costumam ter uma preocupação a mais quando vai chegando o final de ano. É que os fogos de artifício usados nas comemorações do réveillon podem se transformar em um sério risco principalmente para os cachorros. A terapeuta ocupacional Claudia Cardoso passa por esse desconforto todos os anos desde que adotou a Mag, uma cadelinha poodle, de 13 anos.  

 

Nessa época do ano, a cachorrinha costuma ficar agitada a cada estouro dos fogos de artifício e por isso a família decidiu evitar locais cheios de gente e com barulho dos explosivos que iluminam a virada do ano. “Ficamos em casa e deixamos a Meg bem protegida para que ela não sofra tanto com os fogos. Ela se treme todinha. Então, enrolamos um lençol  nela e deixamos ela livre para encontrar um local na casa em que se sinta segura, até que passe o barulho”, conta. 

 

Produtos  

Mas, há também recursos medicinais que podem ser utilizados para manter a tranquilidade dos pets. Os animais escutam bem melhor do que os humanos. Por isso, os ouvidos deles são mais sensíveis. Sons muito altos podem assustar. É o que conta a veterinária da Mundo Pet, Dra. Roseane Sales: "Nesta época de fim de ano, os acidentes são muito comuns. Pois os animais se assustam facilmente com os fogos de artifício, podendo levá-los a cair de locais altos ou até mesmo serem atropelados. O ideal é sempre tentar acostumá-los com sons para não se assustarem. Seja deixando a televisão um pouco mais alta ou até mesmo colocando barulhos de fogos que estão disponíveis na internet. Existem também feromônios que ajudam a tranquilizar o animal, como o Feliway para felinos e o Adaptil para cães. Estes cuidados todos diminuem o impacto que os fogos terão no seu pet. Mas também é importante ressaltar que estar presente, cuidar do animal faz toda a diferença." 

 

Dicas 

Para evitar o estresse ocasionado pelo contato dos animais com os fogos de artifício, é bom seguir algumas dicas. A acadêmica do sétimo período de Medicina Veterinária, Beatriz Câmara, já tem experiência em enfrentar essa situação por causa dos poodles que tem em casa. Mas o "salsicha", um cãozinho vira-lata de dez anos que ela adotou há pouco mais de 2 anos, fica quietinho na cama dele quando começa o ano novo. Beatriz separou algumas dicas do que fazer para deixar o animal mais confortável para enfrentar essa situação. “Todos os animais têm a audição sensível, os menores são mais sensíveis, diferente dos maiores, mas há casos em que animais grandes também têm essa sensibilidade”. 

 

Deixar o pet num quarto com janela fechada 

Botar algodão nos ouvidos do animal que possa ser facilmente retirado depois 

Ficar perto dos animais nesse momento 

Nunca deixar os animais sozinhos porque podem apresentar convulsão 

Abraçar o pet ou deixá-lo no seu colo até passar o barulho 

 

Como funcionam 

Adaptil - É um análogo sintético do odor materno canino. É um produto que reproduz esses odores e deixa os cães muito mais calmos e com maior sensação de bem-estar. É utilizado para ajudar os pets a se sentirem melhor em situações de estresse. 

 

Feliway - É a cópia sintética de sinais químicos deixados pelos gatos nos ambientes. Ele auxilia os gatos a se adaptarem e se sintam confortáveis e seguros, evitando a marcação urinária, arranhões em locais indesejados, lutas, conflitos ou o ato de se esconder. 

 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil