Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 05:04
16/09/2019 as 11:37 | Por Da Redação |
Fogo consome 10 quilômetros quadrados de floresta na APA Alter do Chão
Na manhã desta segunda-feira, aproximadamente 100 pessoas atuam nos locais do incêndio
Fotografo: Reprodução
Além de destruir a flora e a fauna, o incêndio preocupa moradores da região

Um balanço feito pelo Corpo de Bombeiros aponta que um incêndio que começou no sábado, 14, aumentando os focos no domingo, 15, e se estendendo nesta segunda-feira, 16, consumiu cerca de 10 quilômetros quadrados de floresta e savana, na Área de Preservação Ambiental (APA/Alter do Chão), na Região Metropolitana de Santarém (RMS), no oeste do Pará.

De acordo com o tenente BM, Albert, no domingo, cerca de 150 pessoas, entre brigadistas voluntários, militares do Corpo de Bombeiros e do Exército e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA) trabalharam no combate aos focos de incêndio.

Na manhã desta segunda-feira, segundo ele, aproximadamente 100 pessoas atuam nos locais do incêndio. Porém, o número de militares e voluntários pode aumentar se for necessário.

"A situação está controlada. O que ainda persiste são alguns focos isolados", revelou o tenente Albert.

Em sua conta no twitter, na manhã de hoje, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), garantiu que um avião do Exército levará 40 profissionais do Corpo de Bombeiros, de Belém para Santarém, para reforçar o efetivo na região, no combate ao incêndio na APA/Alter do Chão.

Helder revelou que falou com o ministro Onyx Lorenzoni e com o general do Exército, Paulo Sérgio, pedindo auxilio no combate aos focos de incêndio na APA/Alter do Chão.

"Falei com o ministro Onyx Lorenzoni sobre os pontos de incêndio em Alter do Chão. Ele me informou que acionará o Ministério da Defesa. Já falei também com o general do Exército, Paulo Sérgio, solicitando a possibilidade do envio de um avião pipa para o local, que é de mata fechada e difícil acesso", informou o governador Helder, em sua conta no twitter.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Criada pelo Decreto Lei Nº 17.771 de 02 de Julho de 2003, a APA/Alter do Chão, compreende uma área de 16.180 hectares. A Área de Proteção tem por objetivo ordenar a ocupação das terras de modo a promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos, do patrimônio natural, com vistas a assegurar o caráter sustentável da ação antrópica na região.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil