Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 13:44
27/09/2021 as 10:26 | Por Redação |
Filhote de peixe-boi fêmea é transferido para o ZOOUNAMA
O peixe-boi de água doce é exclusivo da bacia amazônica e está ameaçado de extinção
Fotografo: Reprodução
O animal foi avaliado pelo corpo técnico do zoológico e está sendo monitorado

Na última quinta-feira, 23, o Zoológico da UNAMA recebeu um filhote de peixe-boi fêmea resgatado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura-MA (SEMMAG) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-Bio no igarapé da zona rural do município de Monte Alegre, há 86 Km de Santarém.    

 

De acordo com avaliação clínica realizada pela equipe do zoológico, o animal tem cerca de dois meses, apresenta uma lesão na região caudal e está abaixo do peso, medindo 98cm e pesando 16 quilos. O médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura, que acompanhou a chegada do mamífero no Projeto Peixe-boi, ressaltou que ainda é cedo para definir como será o processo de adaptação do filhote, mas que ficará em observação.  

 

"O animal está magro e apresenta ferimentos, por isso está sendo monitorado. Um ponto importante que podemos destacar é que o filhote aceitou de forma positiva a sua primeira mamada dentro do projeto. Porém, ainda é muito cedo para comemorarmos", afirmou o médico veterinário.   

 

O peixe-boi de água doce é exclusivo da bacia amazônica e está ameaçado de extinção. O final do período gestacional da espécie coincide com o aumento do nível das águas na região amazônica e, como a prática ilegal de caça aos mamíferos deixam os filhotes órfãos à deriva, acaba ocasionando a desidratação e problemas digestivos.   

Fonte: Portal Santarém e Lana Mota 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil