Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 21:46
27/10/2019 as 09:52 | Por Da Redação |
FestAlter terminou no domingo com Rodada de Negócios
Rodada acorreu na tenda Suraras. Também haverá entrega de prêmios
Fotografo: Reprodução
Ação foi mediada por dez Canais fechados de TV

O FestAlter, que começou na segunda-feira, dia 21, terminou no domingo, dia 27 de outubro. Box Brazil, Fox Latin America, Globo Filmes, Canal Brasil, Globonews, Globosat e Olhar Distribuidora analisaram obras, no domingo, durante programação do Festival de Cinema de Alter do Chão. Todos esses canais ficaram frente a frente com os roteiristas dos projetos inscritos no site do Festival. A rodada acorreu na tenda Suraras, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

Cerca de 40 projetos estiveram em pauta na rodada, 70% foram roteirista do oeste do Pará. Segundo o diretor do Festival, Locca Faria, foi um espaço reservado para os diretores, produtores e roteiristas fazerem negociação com os representantes dos 10 canais convidados; a Box Brasil tem representatividade de quatro emissoras. “Todos os inscritos que foram selecionados tiveram até 20 minutos de apresentação, do roteiro, aos canais que enviaram e-mail mostrando interesse pelo projeto. Caso haja interesse o projeto poderá ser vendido e exibido em desses canais”, explicou.

Para Robson Messias, o momento foi de muito nervosismo, mas também de felicidade. O diretor foi escolhido por quatro canais para apresentar o tema do filme: “O último dos Pajés”. “Oferecemos três projetos e um foi convidado. Estamos um pouco apreensivos, mas de certa forma muito feliz por esse momento que o festival proporcionou para nós. A gente vinha com uma expectativa e dentro desta expectativa fomos sendo contemplados, com dois filmes exibidos e essa rodada de negócios no domingo”, finalizou.

TROFÉU MUIRAQUITÁ DE OURO

O Festival de Cinema de Alter do Chão selecionou para categoria Smartphones 40 filmes. Desses, metade competiu ao Troféu Muiraquitã de Ouro. Para os setes dias de FestAlter mais de 300 filmes estiveram em exibição dentro das mostras competitivas, paralelas e convidados. 120 são produções feitas na Amazônia.

De acordo com o diretor de conteúdo do Festival, Fernando Mamari, a categoria Smartphones é para o incentivo dos produtores que não tem equipamentos. Ele afirma que é possível realizar bons materiais. “A ideia de inserir essa categoria é oportunizar, principalmente, para produtores audiovisuais das comunidades tradicionais da Amazônia uma chance maior de exibir suas obras. Os conteúdos da região é o nosso foco”, explicou.

“Laços Vermelhos e uma prova de amor” foi um filme produzido exclusivamente para o festival e gravado em Jacundá, no sudeste do Pará. O filme amador é uma das produções realizadas com smartphones e conta a história de um pai que rejeita a filha por conta de uma gravidez fora do casamento.

O FestAlter iniciou na segunda-feira (21), se estendeu por toda a semana e terminou no domingo (27), na Vila de Alter do Chão, em Santarém.

Avaliação dos jurados

As produções foram avaliadas por seis jurados que julgaram os filmes que foram premiados nas diferentes categorias. O festival priorizou filmes com temáticas amazônicas. O diretor também destaca que usar essa ferramenta móvel é muito importante, porque além de ser um dispositivo de fácil acesso, ainda incentiva mais produções. “Os vídeos podem ser gravados e até editados no celular, podemos ainda ver duas possibilidades de visão para essa categoria, porque pode usar como uma forma em si de fazer vídeo, como também incentivar as produções dos amadores”, finalizou. Com informações e foto de Natashia Santana.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil