Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 14:04
03/12/2020 as 18:06 | Por Redação |
Estudantes da Unama doam sistema de energia e materiais para UBS
Curso de Engenharia Elétrica doará no dia 06 de dezembro, um conjunto de equipamentos para a UBS da comunidade de Suruacá, região de rios de Santarém
Fotografo: Reprodução
Ação faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Energia Renováveis da UNAMA em Santarém

A UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, por meio do curso de Engenharia Elétrica, doará no dia 06 de dezembro, um conjunto de equipamentos para a UBS da comunidade de Suruacá, região de rios de Santarém, no Oeste do Pará. A projeto faz parte do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (Gere), criado em 2019. 
Esta será a segunda comunidade onde o grupo de estudantes estarão realizando pesquisa. A primeira comunidade beneficiada com o projeto foi Pixuna do Tapará, onde os alunos instalaram um sistema fotovoltaico para alimentação das cargas da Escola Nossa Senhora Aparecida. O projeto naquela comunidade segue e a previsão é que brevemente o sistema eólico seja instalado, já que o sistema de freio resistivo acaba de ser desenvolvido.

A ação é fruto de trabalhos acadêmicos dentro da disciplina Eletromagnetismo, ministrada pelo docente Márlison Sá. De acordo com o professor, a nova Comunidade deve receber um sistema híbrido eólico/fotovoltaico, que será instalado no posto de saúde que atende cerca de 400 moradores e mais sete comunidades vizinhas às margens do rio Tapajós.  
“O projeto inicialmente visava instalar um sistema fotovoltaico que alimentasse as cargas do posto de saúde, que atende mais outras sete comunidades. Entretanto, na primeira visita observamos que o posto não possuía as cargas. Assim, nessa primeira etapa mobilizamos a equipe de alunos da UNAMA ligados ao projeto e custeamos a compra dos equipamentos. Nessa viagem vamos entregar um foco Clínico, um autoclave e uma geladeira”, afirma.  
Além dos equipamentos, serão doados brinquedos para as crianças em função da proximidade do período natalino. Nessa visita os discentes também realizarão medidas de aterramento próximo ao posto, para que possam dimensionar um sistema de aterramento adequado para esta ação.  

O Projeto tem apoio da Equatorial, Exército Brasileiro, Cosanpa, Inviolável monitoramento elétrico; Ágil Energia Solar; SouSer Segurança Eletrônica; Pl@yDrone; Engs Brasil - Soluções em Engenharia e Mais limpos – Serviços e Soluções Energéticas. 

Fonte: Portal Santarém e Lana Mota

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil