Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 21:13
05/04/2021 as 09:00 | Por Redação |
Estrada centenária é danificada e deixa mais de 20 famílias isoladas em Santarém (PA)
De acordo com os moradores, a estrada tem mais de 100 anos de existência
Fotografo: Reprodução
A estrada foi danificada por máquinas do Exército, segundo moradores das proximidades

Segundo denúncia encaminhada à nossa reportagem, depois de atolar três tratores e um caminhão há cerca de um mês, em um trecho de uma antiga estrada de chão, que liga o bairro da Matinha a localidade de Espírito Santo, na área periférica de Santarém, oeste do Pará, militares do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), abandonaram a via, sem dar manutenção. A informação partiu de moradores das proximidades. 

Quem trafega na estrada tem a sensação de que houve um ‘bombardeio’ no local, por conta de um lago que se formou, onde as máquinas atolaram. 

De acordo com os moradores, a estrada tem mais de 100 anos de existência, onde foi construída no período colonial, ligando a zona urbana da cidade a engenhos e sítios, na localidade de Espírito Santo. 

Devido a falta de trafegabilidade na via, os moradores revelam que mais de 20 famílias estão isoladas, desde o dia 06 de março deste ano, quando os tratores atolaram e causaram o problema, sem ter acesso ao bairro da Matinha, onde a maioria faz compra de alimentação, remédios, entre outros insumos. “Nós estamos numa situação tão difícil, que se adoecer alguém não tem como a gente chamar uma ambulância, porque não tem por onde o carro possa trafegar. Se houver algum crime, roubos ou assaltos, não tem como a gente pedir socorro para a polícia, porque não tem condições de uma viatura trafegar pela estrada. Queremos que o Exército resolva essa situação”, exclamou um morador, revoltado com o abandono por parte do 8° BEC. 

Segundo ele, várias reuniões já foram feitas com representantes do Exército, mas até o momento nada foi feito para melhorar a trafegabilidade da estrada. “Já conversamos várias vezes lá no Batalhão. Eles prometem que vêm ajeitar a estrada, mas até agora não fizeram nada. A sensação que temos, é que estamos presos dentro das nossas próprias casas. Isso é ruim, porque temos nossas necessidades de mobilidade. Esperamos que o BEC resolva logo isso”, declarou o morador. 

OUTRO PROBLEMA 

Uma mancha de óleo foi vista na tarde de 06 de março último, no leito do Igarapé do Irurá, em Santarém, oeste do Pará, preocupou ambientalistas. 

Segundo fontes, o óleo jorrou de um comboio de máquinas do 8° BEC, que ficou atolado na Estrada do Engenho, localizada próxima ao manancial, no bairro da Matinha. 

Três tratores e um caminhão faziam o trajeto entre os bairros da Matinha e Amparo quando atolaram. As manchas foram avistadas próximas a uma ponte construída sobre o Igarapé. 

Irurá é um dos principais mananciais localizados na zona urbana de Santarém. Os ambientalistas temeram que o óleo se espalhasse pelo leito do manancial, atingindo sua foz no Lago Papucu e causando danos irreparáveis ao meio ambiente. 

De acordo com os ambientalistas, peixes e outros animais correram risco de contaminação. 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil